Aspectos de melancolia em “Chove” e “Quando chegar”, de Ana Cristina Cesar
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v15i38.14834Palabras clave:
Ana Cristina Cesar. Ditadura. Melancolia. Poesia marginalResumen
O presente artigo tem o propósito de analisar como figura a temática da melancolia na produção de Ana Cristina Cesar. Nesse sentido, o corpus do artigo consiste nos poemas “chove” e “quando chegar”, que integram a seção de “inéditos e dispersos: poesia/prosa”, de sua antologia Poética (2013). Analisados à luz dos estudos sobre melancolia de Sigmund Freud e Julia Kristeva, notamos que tais poemas foram escritos em sua juventude, período em que o sentimento melancólico na poeta fora ampliado pelo momento político de extrema repressão.Descargas
Citas
ANDRADE, C. D. de. Antologia poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
ANDRADE, M. de. Poesias completas. Coautoria de Dilea Zanotto Manfio. Belo Horizonte, MG: Itatiaia, 2005.
ANDRESEN, S. M. B. Coral e outros poemas. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
BANDEIRA, M. Antologia poética. 9ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1977.
BOSI, V. Prefácio. In: CESAR, A. C. Antigos e soltos: poemas e prosas da pasta rosa. (org.) Viviana Bosi. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2008, p. 9-12.
CAVALCANTI PROENÇA, M. Ritmo e poesia. Rio de Janeiro: Simões Editora, 1955. Coleção Rex.
CESAR, A. C. Poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. E-book.
FIDELIX DA SILVA, E. Ana Cristina César: entre escritas de si e Poesia Marginal. Revista Vernáculo, [S.l.], feb. 2018. ISSN 2317-4021. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/vernaculo/article/view/53520>. Acesso em: 18 fev. 2021.
FRANCHETTI, P. Pós-tudo: A poesia brasileira depois de João Cabral. In:______. Estudos da literatura brasileira e portuguesa. Cotia: Ateliê Editorial, 2007, p. 253-289.
FREUD, S. Luto e melancolia. Tradução Marilene Carone. São Paulo: Cosac & Naify, 2012.
GALEANO, E. As veias abertas da América Latina. Tradução Sergio Faraco. Porto Alegre: L&PM, 2019.
GOLDSTEIN, N. Versos, sons, ritmos. 13.ª ed. São Paulo: Editora Ática, 2000. Série Princípios.
HOLLANDA, H. B. de. (org.). 26 Poetas Hoje. 6. ed. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2007.
JUTGLA, C. A. da S. Poesia de resistência à ditadura civil-militar (1964-1985). Santa Maria: UFSM, 2015. (Série Cogitare, v.14). Disponível em: <http://coral.ufsm.br/ppgletras/images/Cogitare_volume_14.pdf>. Acesso em: 24 maio 2021.
KRISTEVA, J. Sol negro: depressão e melancolia. Tradução Carlota Gomes. 2. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1989.
MARX, K.; FRIEDRICH, E. Manifesto do partido comunista. Tradução Sergio Tellaroli. São Paulo: Penguin Classics, Companhia das Letras, 2012.
MAUÉS, F. Livros contra a ditadura: editoras de oposição no Brasil, 1974-1984. São Paulo: Publisher Brasil, 2013.
MERUANE, L. Contra os filhos. Tradução Paloma Vidal. São Paulo: Todavia, 2018.
PAVANI, C. F. A memória dos anos de chumbo em Inventário de medo, de Lara de Lemos. Revista Diadorim, v. 5, 2009, p. 27-42. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/diadorim/article/view/7938/15817>. Acesso em: 10 abr. 2021.
POE, E. A. Poemas e Ensaios. Tradução Oscar Mendes e Milton Amado. 3. ed. São Paulo: Globo, 1999, 9 p. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3113878/mod_resource/content/1/Poe%20-%20A%20filosofia%20da%20composi%C3%A7%C3%A3o.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2021.
POESIA MARGINAL OU ALTERNATIVA. FUNDO: Ministério da Aeronáutica. Título: “Poesia Marginal ou Alternativa”. Localidade: Rio de Janeiro, RJ, BRA. Data: 29 set. 1980. Número de folhas: 3. Arquivo Nacional. Código de referência: BR_DFANBSB_VAZ_0_0_29647_d0001de0001.
RIBEIRO NETO, A. Poesia Marginal em questão. In:______ (org.). Poesia Marginal – Antologia Poética: Geração Mimeógrafo – anos 1970. Paraíba: Universidade Federal da Paraíba, 2018. Disponível em: <https://www.ufpb.br/dlcv/contents/documentos/banco-de-textos/amadorrnetoorgantpoesia-marginal.pdf>. Acesso em: 25 maio 2021.
RODRIGUES, C.; MAIA, A. (org.) 100 anos de poesia: um panorama da poesia brasileira no século XX. Rio de Janeiro: O verso edições, 2001. v.2.
SILVA, D. Nos bastidores da censura: sexualidade, literatura e repressão pós-64. São Paulo: Estação Liberdade, 1989.
SILVIANO, S. Nas malhas da letra. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.
SIMÕES JÚNIOR, A. S. Os eróticos diários de Ana Cristina Cesar. In:______. Estudos de literatura e imprensa [online]. São Paulo: Editora UNESP; Cultura Acadêmica, 2014, p. 149-167. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/f7dr6/pdf/simoes-9788568334478-10.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2021.
SOARES, D. R. Frenesi: 5 poetas, 1 coleção, impressões de leitura. Revista Criola, n. 6, 2009. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/crioula/article/view/54977/58621>. Acesso em: 15 abr. 2020.
SÜSSEKIND, F. Literatura e vida literária: polêmicas, diários e retratos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.