Hibridismo e intertextualidade no poema em estilo épico: romanceiro da inconfidência e invenção do mar

Autores/as

  • Rosidelma Pereira Fraga Universidade Federal de Goiás
  • Jamesson Buarque de Souza Universidade Federal de Goiás

Palabras clave:

Hibridismo. Intertextualidade.

Resumen

Neste artigo objetiva-se investigar a formação do hibridismo epilírico nas obras poéticas Romanceiro da inconfidência (1987), de Cecília Meireles e Invenção do mar (1997), de Gerardo Mello Mourão. É possível ao leitor concebê-las a partir de uma pesquisa estética. Cecília Meireles pauta-se na inconfidência mineira e na sua recriação imaginária e realizações intertextuais, mesclando os gêneros lírico, épico e dramático. Elegemos os pressupostos teóricos e críticos, a saber: Aristóteles, Hegel, Goethe e Schiller, Victor Hugo, Emil Staiger, George Luckás, Julia Kristeva, Jamesson Buarque de Souza, Goiandira Ortiz de Camargo, dentre outros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosidelma Pereira Fraga, Universidade Federal de Goiás

Atualmente é pesquisadora de doutorado na área de Estudos Literários, com especialidade nas ilustrações, orelhas e prefácios da poesia lírica de Manoel de Barros, na Universidade Federal de Goiás (2010-2013), com apoio do CNPq. Tem experiência em Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa. É autora do livro Convergências e tessituras: Manoel de Barros, João Cabral de Melo Neto e Corsino Fortes. Palavras-chave: literatura comparada; intertextualidade; paratextualidade; estética da recepção; poesia lírica; narrativas; literaturas brasileira, portuguesa e africana de língua portuguesa.

Jamesson Buarque de Souza, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade de Pernambuco (1998), mestrado e doutorado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Goiás (2002; 2007). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Literários (sobretudo, Teoria Literária), Ensino de Poesia, Língua Latina, Gramática e Lingüística. Atua na área de Educação, com ênfase em Filosofia, História e Políticas Educacionais. Sempre se ocupou do ensino de Língua Portuguesa e dos Estudos Literários aplicados à Literatura Brasileira no que diz respeito ao Ensino de Base.

Publicado

2012-04-13

Cómo citar

Fraga, R. P., & Souza, J. B. de. (2012). Hibridismo e intertextualidade no poema em estilo épico: romanceiro da inconfidência e invenção do mar. Raído, 5(10), 37–52. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/1270

Número

Sección

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS