Milton Hatoum e a ficção brasileira contemporânea

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v14i34.10979

Palabras clave:

Milton Hatoum. Recepção. Modernismo. Memória. Flora Süssekind. Silviano Santiago.

Resumen

Quais são os traços mais percebidos e valorizados pela crítica e como isso cons-trói uma certa expectativa de leitura para as obras estreantes? Por mais que os críticos que trabalham com a literatura contemporânea sejam praticamente unânimes quanto à variedade de propostas ficcionais, as tentativas de compreensão da prática literária dei-xam entrever determinados valores e mecanismos de recepção das obras. A partir de duas críticas a Relato de um certo Oriente (1989), de Milton Hatoum, no momento de seu lan-çamento, realizadas por Flora Süssekind e Silviano Santiago, investigamos como alguns pressupostos constroem uma avaliação deceptiva. A decepção diz respeito sobretudo a uma percepção de que a obra de Hatoum não efetuaria rupturas essenciais com a prosa modernista, aspecto mais acentuado como problema na crítica pós-moderna de Silviano Santiago.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dayane de Oliveira Gonçalves, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Ouro Preto, é licenciada em Letras (língua portuguesa) e bacharela em Estudos Literários pela mesma instituição. 

Mônica Gama, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Mônica Gama é doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo. Possui mestrado em Letras pela mesma instituição. Participa desde 2003 do grupo de pesquisa Criação e Crítica. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Guimarães Rosa, Autorrepresentação e autobiografia, Arquivos e Manuscritos, Campo Literário. Estudou o acervo da Livraria José Olympio Editora como pesquisadora residente da Fundação Biblioteca Nacional . Atualmente, é professora de Teoria da Literatura e Literatura Brasileira no Departamento de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos da Linguagem - Linha 1 Linguagem e Memória Cultural do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). 

Citas

ARRIGUCCI JR., D. [texto de orelha]. In: HATOUM, M. Relato de um certo Oriente. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

BENJAMIN, W. Sobre o conceito da história. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2012.

BORGES, J. L. O informe de Brodie. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

COSTA LIMA, L. “O romance de Milton Hatoum”. In: ______. Intervenções. São Paulo: EdUSP, 2002.

FRANCISCO, D. L. A ficção em ruínas: Relato de um certo Oriente, de Milton Hatoum. 122 f. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) – Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários. Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. Trad. Laurent Léon Schaffter. Edições Vértice: São Paulo, 1990.

HATOUM, M. Dois irmãos. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

HATOUM, M. Relato de um certo Oriente. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

HATOUM, M. Cinzas do Norte. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

PERRONE-MOISÉS, L. Altas literaturas: escolha e valor na obra crítica de escritores modernos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

PERRONE-MOISÉS, L. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

SANTIAGO, S. Autor novo, novo autor. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 29 abr. 1989.

SANTIAGO, S. Nas malhas da letra: ensaios. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.

SÜSSEKIND, F. Livro de Hatoum lembra jogo de paciência. Folha de S. Paulo, São Paulo, 29 abr. 1989.

Publicado

2020-07-16

Cómo citar

Gonçalves, D. de O., & Gama, M. (2020). Milton Hatoum e a ficção brasileira contemporânea. Raído, 14(34), 77–88. https://doi.org/10.30612/raido.v14i34.10979

Número

Sección

Estudos de cultura contemporâneas e i(n)dentidades: interfaces brasileiras e sul-americanas