Da linguística estrutural à semiótica discursiva: um percurso teórico-epistemológico

Autores/as

  • Conrado Moreira Mendes Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Linguística estrutural. semiótica discursiva. Greimas. tensividade.

Resumen

O presente artigo delineia um percurso teórico-epistemológico, que parte da linguística estrutural de Saussure e Hjelmslev, chegando à semiótica de Greimas e sucessores. O trajeto deve-se à razão de a semiótica de linha francesa (ou Escola de Paris) ser grande tributária dos pressupostos teóricos da linguística estrutural. Baseando-se numa teoria da linguagem, além de outras fontes, Greimas constrói uma disciplina extremamente coesa e complexa, capaz de examinar a produção do sentido de quaisquer textos, sejam verbais, não-verbais ou sincréticos. O artigo aporta, além disso, um dos desenvolvimentos recentes da teoria greimasiana, conhecido por ponto de vista tensivo da semiótica. Dessa forma, o presente texto, de caráter eminentemente teórico, enfoca as bases linguísticas subjacentes à teoria da significação erigida por Greimas, além de pôr em relevo alguns dos principais conceitos da semiótica de linha francesa.

Descargas

Biografía del autor/a

Conrado Moreira Mendes, Universidade de São Paulo

Doutorando em Semiótica e Lingüística Geral pela Universidade de São Paulo e bolsista de doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. É mestre em Estudos Lingüísticos, desde 2009, pela Universidade Federal de Minas Gerais. É bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, desde 2006, pela Universidade Federal de Minas Gerais. É membro-pesquisador do grupo de pesquisa Semiofon: Semiose e Fonoestilística (UFMG), e membro-estudante do grupo de pesquisa Semiótica: modelos teóricos e descritivos (USP), ambos registrados no diretório de grupos do CNPq. Atua principalmente nas seguintes áreas: Semiótica Discursiva, Comunicação e Lingüística. Desenvolve, atualmente, estágio de pesquisa de doutoramento na Université Paris VIII, França.

Publicado

2011-11-10

Cómo citar

Mendes, C. M. (2011). Da linguística estrutural à semiótica discursiva: um percurso teórico-epistemológico. Raído, 5(9), 173–193. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/975

Número

Sección

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA