Um flâneur transatlântico: o patrimônio cultural urbano lusitano na lente da literatura

Autores/as

  • Janaina Cardoso de Mello Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Palabras clave:

Flâneur. Literatura. Patrimônio Cultural. Análise de Discurso. Portugal.

Resumen

Do flâneur de Charles Baudelaire ao “homem na multidão” de Edgar Allan Poe perpassando os “passantes nostálgicos” de Fernando Pessoa, a arte de andar pela cidade apreendendo detalhes e constituindo um mosaico poético da urbanidade cumpre um papel social que une o homem/a mulher à cidade, humanizando o concreto, edificando memórias individuais e coletivas. O artigo busca compreender os aspectos simbólicos literários nas representações sociais de moradores e flâneurs de Lisboa sob o viés teórico de Pierre Bourdieu, Roger Chartier, Walter Benjamin, Roland Barthes e Françoise Choay, traçando ainda um roteiro das políticas de salvaguarda patrimonial desse espaço para identificar se há protagonismo consciente ou submissão ao Estado. Aplica-se a análise do discurso de Eni Orlandi nas obras digitalizadas da Biblioteca Nacional de Lisboa (BNL).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Janaina Cardoso de Mello, Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Pós-Doutoranda em Estudos Culturais (PACC-UFRJ); Doutora em História Social (UFRJ); Professora Adjunta de História do Brasil do Departamento de Museologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora do Mestrado Profissional em História (ProfHistória-UFS) e do Mestrado em História (PPGH-UFAL).

Publicado

2016-01-08

Cómo citar

Mello, J. C. de. (2016). Um flâneur transatlântico: o patrimônio cultural urbano lusitano na lente da literatura. Raído, 9(20), 115–132. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/4384

Número

Sección

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS