Coerência textual na escola e práticas de letramento

Autores/as

  • Edilaine Buin Universidade Federal da Grande Dourados

Palabras clave:

Reescrita. Coerência textual. Formação docente.

Resumen

O artigo descreve e analisa procedimentos, material didático e orientações teórico-metodológicas utilizadas por uma professora de uma turma do Ensino Fundamental II de uma escola de uma cidade do interior de São Paulo para levar seus alunos a escreverem textos argumentativos com maior coerência. O principal procedimento utilizado pela professora é o da reescrita de textos produzidos em função de um exercício extraído de um livro didático. O artigo foca três aspectos interrelacionados, de interesse para os estudos linguísticos e para a formação de professores. Um deles é o desenvolvimento da escrita produzida pelos alunos, a partir das orientações da professora, realizadas por bilhetes. Outro, é o desenvolvimento da reflexão da professora diante dos problemas trazidos pelos textos de seus alunos e pela interlocução com a formadora. O terceiro, que justifica a própria construção deste artigo, é a mudança de rumo tomada pela professora, em uma outra atividade proposta aos alunos, a partir dessa reflexões.

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Biografía del autor/a

Edilaine Buin, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados.

Depto de Linguística Aplicada

Área:linguística e transculturralidade

Publicado

2015-07-03

Cómo citar

Buin, E. (2015). Coerência textual na escola e práticas de letramento. Raído, 9(18), 85–112. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/3879

Número

Sección

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA