O estágio supervisionado e a voz social do estagiário

Autores/as

  • Marília Curado Valsechi UNICAMP
  • Angela Bustos Kleiman UNICAMP

Palabras clave:

Estágio supervisionado. Letramento. Formação do professor. Apreciações valorativas.

Resumen

Neste artigo, analisamos um pequeno recorte de um corpus gerado para uma pesquisa de doutorado em andamento que tem por objeto o estágio supervisionado do curso noturno de licenciatura em Letras de uma instituição pública paulista. Procuramos apresentar uma voz social do estagiário a fim de entendermos a sua concepção do estágio supervisionado e como a organização dos estágios supervisionados pela instituição de ensino superior forja seu olhar para a prática do estágio. Inserido no campo transdisciplinar da Linguística Aplicada, nosso estudo fundamenta-se nos Estudos de letramento e na teoria sócio-enunciativa do Círculo de Bakhtin. A metodologia utilizada na pesquisa é qualitativo-interpretativista de cunho etnográfico, visto que busca compreender seu objeto constituído na prática social, a partir da lógica interna dos seus sujeitos: os estagiários. A análise discursiva de dois documentos oficiais, um dado de interação em sala de aula e uma entrevista mostra que os eixos de sentido articulados pela palavra enunciada no texto do documento oficial e na fala do sujeito de pesquisa, atualizada pelas apreciações valorativas dos enunciatários, desvelam a histórica situação de desvalorização dos estágios supervisionados no contexto acadêmico e de anulação da agência do estagiário.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marília Curado Valsechi, UNICAMP

Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista, câmpus de São Jiosé do Rio Preto (UNESP/IBILCE), é mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/IEL) e doutoranda em Linguística Aplicada pela mesma instituição.

Angela Bustos Kleiman, UNICAMP

Graduada em Letras pela Universidade de Chile (1967), Mestre em Lingüística (1969); PhD em Lingüística (1974) ambos pela University of Illinois. Cursou pós-doutorado no Center for the Study of Reading na University of Illinois e na University of Georgia (1982-1983). Atualmente é Professor Titular, colaboradora aposentada na Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, EJA, formação do professor de língua materna e letramento.

Publicado

2014-05-17

Cómo citar

Valsechi, M. C., & Kleiman, A. B. (2014). O estágio supervisionado e a voz social do estagiário. Raído, 8(15), 13–32. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/3146

Número

Sección

LETRAMENTO