Entre sapa e princesa: Uma leitura sobre a autoria feminina da obra O rapaz que casou com uma sapa
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i47.19935Palabras clave:
Literatura Infantil, PNLD literário, Autoria feminina, Contos de fada, Cultura popularResumen
Este artigo discute a obra “O rapaz que casou com uma sapa”, escrita por Cristina Villaça e ilustrada por Graça Lima, selecionada para compor o acervo do PNLD Literário 2023, anos iniciais do Ensino Fundamental. Trazendo como base teórica os estudos de Barthes (2004) sobre o conceito de literatura e Zilberman (2003) sobre as características e presença da literatura infantil na escola, procuramos jogar luz à presença da voz feminina no texto verbal e visual que compõem o livro em questão. Trata-se de estudo analítico sobre uma narrativa verbo-visual que faz uma releitura do conto de fadas “A princesa e o sapo”, invertendo o gênero das personagens principais e colocando em evidência os papeis femininos, representados pela mãe do rapaz e pela sapa, que conduzem o desfecho da história através de sua sabedoria e esperteza. Levantamos, neste artigo, aspectos do texto verbal e visual da obra, bem como do diálogo entre os dois, que é fundamental para a constituição do enredo como produção literária para crianças. Destacamos a relevância da autoria feminina em acervos literários de programas governamentais como o PNLD.
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