Escrita no Ensino Médio: um estudo sobre aprendizagem de elementos da textualidade baseado no trabalho com projeto didático de gênero

A Study on Learning the Elements of Textuality Based on Working with a Didactic Genre Project

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18093

Palabras clave:

produção textual escrita, Ensino Médio, projeto didático de gênero

Resumen

Este artigo tem por objetivo compreender de que modo(s) atividades intermediárias de escrita desenvolvidas no trabalho com projeto didático de gênero (GUIMARÃES; KERSCH, 2012) podem contribuir para o desenvolvimento das capacidades de escrita de estudantes em turma de terceiro ano do Ensino Médio, especialmente na dimensão da textualidade. De cunho qualitativo-interpretativista e tendo a pesquisa-ação como metodologia de pesquisa, o estudo parte dos pressupostos teóricos que assumem que o trabalho com produção textual deve contar com a mediação docente, devendo ocorrer de modo sistemático em torno de um gênero de texto (PEREIRA, 2001; DOLZ, NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004; CARDOSO et. al., 2018; SUASSUNA, 2019). Os dados são oriundos de duas oficinas de ensino com foco na produção textual escrita do gênero relato autobiográfico e apresentam resultados dos textos produzidos por 19 estudantes, analisados à luz de critérios de textualidade como conexão e coesão textual (MARCUSCHI, 2008). Os resultados demonstram que a mobilização de práticas de produção textual que investem em atividades intermediárias, a partir das necessidades de aprendizagem dos estudantes, contribuem para o aprimoramento das capacidades de escrita e favorecem a atribuição de sentido à aprendizagem da produção textual em contexto escolar.

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Biografía del autor/a

Tamires Puhl Pereira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Tem Graduação em Letras Português e Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (2018). É Mestra (2021) e Doutoranda em Linguística Aplicada na Linha de Pesquisa Linguagem e Práticas Escolares, também na Unisinos, com apoio da Capes. É Especialista em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeria pelo Centro Universitário Internacional - Uninter (2019) e, atualmente, cursa Especialização em Alfabetização e Letramento pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi. Participa do grupo de pesquisa Linguagem, Interação e Desenvolvimento (LID) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PPGLA) na Unisinos. Atuou como professora na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Também atuou como professora no Ensino Médio, ministrando as disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura. Tem interesse na área de Linguística Aplicada, com ênfase no ensino de língua materna e trabalho docente na Educação Básica.

Anderson Carnin, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

É professor junto ao Departamento de Linguística Aplicada no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), atuando na área de Educação Linguística em Língua Materna tanto na Graduação em Letras quanto no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. Na instituição, coordena, com Jacqueline P. Barbosa, o subprojeto PIBID-Letras do IEL Unicamp (2024-2026). É graduado (2009) em Letras (Português e Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), mestre (2011) e doutor (2015) em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos/Capes). É membro do GT Gêneros de Texto/Discurso da ANPOLL. Participa dos grupos de pesquisa Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações - ALTER/USP/CNPq - e Práticas de escrita e de reflexão sobre a escrita em diferentes mídias - UNICAMP/CNPq. Foi professor da Unisinos, entre 2016-2023, atuando na graduação em Letras e Pós-Graduação em Linguística Aplicada. Atuou como editor-chefe da Revista Calidoscópio (ISSN: 2177-6202) entre 2020-2023. Coordenou, também na Unisinos, subprojeto do PIBID-Letras no biênio 2020-2022. Atuou como avaliador (2017), membro da Comissão Técnica (2018 e 2020), coordenador adjunto (2024) do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do Ministério da Educação. Em 2022, foi agraciado com o Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, concedido pela Fundação Carlos Chagas (FCC), a partir de projeto de formação inicial de professores da área de Letras - Língua Portuguesa. Suas pesquisas e publicações se centram na discussão acerca do ensino de língua portuguesa em contextos escolares e/ou universitários, com foco especialmente no ensino da produção textual, na formação (inicial ou continuada) de professores/as, em questões relativas ao trabalho e ao desenvolvimento profissional docente, à mobilização/emprego da noção de gêneros de texto em contextos de ensino ou de formação docente, bem como na produção e análise de materiais didáticos.

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Publicado

2024-12-15

Cómo citar

Pereira, T. P., & Carnin, A. (2024). Escrita no Ensino Médio: um estudo sobre aprendizagem de elementos da textualidade baseado no trabalho com projeto didático de gênero: A Study on Learning the Elements of Textuality Based on Working with a Didactic Genre Project. Raído, 18(46), 258–288. https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18093

Número

Sección

Investigaciones interventivas con enfoque en la enseñanza de idiomas