Escrita no Ensino Médio: um estudo sobre aprendizagem de elementos da textualidade baseado no trabalho com projeto didático de gênero
A Study on Learning the Elements of Textuality Based on Working with a Didactic Genre Project
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18093Palabras clave:
produção textual escrita, Ensino Médio, projeto didático de gêneroResumen
Este artigo tem por objetivo compreender de que modo(s) atividades intermediárias de escrita desenvolvidas no trabalho com projeto didático de gênero (GUIMARÃES; KERSCH, 2012) podem contribuir para o desenvolvimento das capacidades de escrita de estudantes em turma de terceiro ano do Ensino Médio, especialmente na dimensão da textualidade. De cunho qualitativo-interpretativista e tendo a pesquisa-ação como metodologia de pesquisa, o estudo parte dos pressupostos teóricos que assumem que o trabalho com produção textual deve contar com a mediação docente, devendo ocorrer de modo sistemático em torno de um gênero de texto (PEREIRA, 2001; DOLZ, NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004; CARDOSO et. al., 2018; SUASSUNA, 2019). Os dados são oriundos de duas oficinas de ensino com foco na produção textual escrita do gênero relato autobiográfico e apresentam resultados dos textos produzidos por 19 estudantes, analisados à luz de critérios de textualidade como conexão e coesão textual (MARCUSCHI, 2008). Os resultados demonstram que a mobilização de práticas de produção textual que investem em atividades intermediárias, a partir das necessidades de aprendizagem dos estudantes, contribuem para o aprimoramento das capacidades de escrita e favorecem a atribuição de sentido à aprendizagem da produção textual em contexto escolar.
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