Representações sobre o manual do professor de coleções didáticas de Língua Inglesa
Palabras clave:
Manual do professor. Representações. Interacionismo Sociodiscursivo. Tipos de Discurso.Resumen
O objetivo deste estudo é investigar as representações de professoras de língua inglesa (LI) com relação ao uso do Manual do professor de coleções didáticas. Para a realização deste estudo, foram utilizados textos orais produzidos por meio do método das autoconfrontações (CLOT, 2006). Os dados foram analisados utilizando-se os procedimentos teórico-metodológicos do Interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006; MACHADO, BRONCKART, 2009), enfocando principalmente na análise dos tipos de discurso. Como representações coletivas das professoras, verificou-se que o conteúdo a ser ensinado é determinado pela coleção didática adotada, e sua mudança não é algo sobre o qual tenham o controle. Como representações individuais, elas afirmam várias vezes, que sempre buscam mudar o que está posto pelo MP, demonstrando, entretanto, que sua autonomia está restrita a modificar os procedimentos, quer dizer, o como ensinar algo e não o que, por que ou para que ensinar (CRISTOVÃO, 2005).Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.