A heterogeneidade linguístico-cultural em turmas de português língua estrangeira

Autores/as

  • José Carlos Chaves da Cunha Universidade Federal do Pará
  • Edirnelis Moraes dos Santos Universidade Federal do Pará

Palabras clave:

Heterogeneidade Linguístico-Cultural. Português Língua Estrangeira (PLE). Práticas de ensino de PLE.

Resumen

No Brasil, os professores de PLE trabalham frequentemente com turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico-cultural, mas em geral não recebem formação, nem material didático adequados para lidar com esse tipo de público. Apresentamos aqui a primeira etapa de nossa pesquisa. Ela consistiu em descrever – através de questionário, observação de aulas – e analisar os perfis e as representações linguístico-culturais de aprendentes de línguas diferentes visando identificar em que medida este contexto heterogêneo favorece e/ou dificulta o ensino-aprendizagem de línguas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Carlos Chaves da Cunha, Universidade Federal do Pará

Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas. Linguística Aplicada.

Edirnelis Moraes dos Santos, Universidade Federal do Pará

Linguística Aplicada.

Publicado

2013-07-05

Cómo citar

Cunha, J. C. C. da, & Santos, E. M. dos. (2013). A heterogeneidade linguístico-cultural em turmas de português língua estrangeira. Raído, 7(13), 111–124. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/1670

Número

Sección

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS