“Cara de Bronze”: uma história em linguagem de cinema ou o místico em Guimarães Rosa

Autores/as

  • Maria da Glória Sá Rosa UFMS

Palabras clave:

Cara de Bronze. João Guimarães Rosa. Literatura brasileira.

Resumen

“Cara de Bronze” é um dos mais notáveis contos de João Guimarães Rosa, no qual ele narra a história de um rico fazendeiro, que vive fechado em sua propriedade, rodeado de vaqueiros, que são seu único canal de comunicação com o mundo. Tudo se passa num único dia e em nenhum momento temos acesso à voz direta da personagem. Através de diferentes formas de discurso, descobrimos que ele se esconde, porque pensa ter assassinado o próprio pai. Quarenta anos depois, descobre que o pai tinha caído, porque estava sob o efeito do álcool e não atingido pela bala de seu revólver. Sozinho, perto da morte, pede a Grivo, seu mais fiel vaqueiro que vá procurar numa longa viagem a essência da vida, “o quem das coisas”. O que ele queria era receber do Grivo os relatos de seu tempo perdido, uma espécie de medicamento em forma de palavra.

Descargas

Biografía del autor/a

Maria da Glória Sá Rosa, UFMS

Professora de literatura na UFMS. Doutora Honoris Causa pela UFMS. Autora de Música em Mato Grosso do Sul (2009), em coautoria com Idara Duncan, e de A literatura sul-mato-grossense na ótica de seus construtores (2011) em coautoria com Albana Xavier Nogueira, entre outros títulos. Ocupa a cadeira nº 19 da Academia Sul-mato-grossense de Letras.

Publicado

2012-04-13

Cómo citar

Rosa, M. da G. S. (2012). “Cara de Bronze”: uma história em linguagem de cinema ou o místico em Guimarães Rosa. Raído, 5(10), 371–385. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/1357

Número

Sección

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS