A Argélia em Camus: o caso de “a mulher adúltera”
Palabras clave:
Albert Camus. Colonialismo. Literatura universal. Literatura nacional.Resumen
Um dos problemas da História Literária diz respeito à tarefa de classificar os escritores de acordo com sua nacionalidade. A classificação de autores do século XX, por exemplo, século marcado pelo aumento intensivo do fluxo migratório, enfrenta, comumente, as contradições que derivam da própria constituição do indivíduo contemporâneo. É o caso do escritor Albert Camus. Nascido na Argélia, na época uma colônia francesa, Camus construiu maior parte de sua carreira literária na França. Nos compêndios de literatura francesa, seu nome surge como um de seus cânones; entretanto, o caráter existencial e filosófico de sua literatura faz com que críticos o caracterizem como um escritor universal. Entre essas duas definições, surge a influência de seu país de origem e as inevitáveis marcas da relação colonial. Mas diferente de escritores que desenvolveram uma literatura de temática colonial ou pós-colonial, Camus voltou-se para questões tidas como “universais”. Como podemos pensar, então, a “presença argelina” em Camus? Este artigo se propõe a discutir como essas relações inter-culturais influenciam a literatura camusiana, tomando como exemplo o conto “A mulher adúltera”.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.