Literatura regional: alteridade e tradição ocidental em Augusto Meyer
Keywords:
Alteridade. Linguagem. Cultura regional. Poesia brasileira. Augusto Meyer. Cendrars.Abstract
O objetivo é dar visibilidade a cultura regional, modos e formas de aproximações, distanciamento, mostrando a possibilidade de contatos plurais entre a literatura mundial sul-rio-grandense, através de presenças estrangeiras, que sinalizem na paisagem brasileira contaminações, diálogos, hibridações capazes de revitalizar e consolidar a questão da identidade nacional/regional/particular/universal pelo convívio com a produção mundial. A relevância do trabalho está em apontar resultados da pesquisa intitulada Alteridade e tradição ocidental em Augusto Meyer e Luis Antônio de Assis Brasil. E para dar visibilidade às figuras da alteridade na literatura dos séculos XX e XXI e, num certo sentido, as Américas têm sido um laboratório privilegiado de experiências várias de figuração da Alteridade. Nesse sentido, a poesia de BlaiseCendrars e a poesia de Augusto Meyer, retratam a “viagem” que percorrem no seu próprio interior. O tema é relacionado ao eixo temático do evento: a linguagem/alteridade. A linguagem desperta em mim e em outrem o que nos é comum. Mas ela supõe, em sua intenção de exprimir, nossa alteridade e nossa dualidade (LÉVINAS, 2004, p.49).Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.