Scrapbook digital como ferramenta pedagógica

possibilidades para aulas de língua inglesa

Authors

  • Themis Rondão Barbosa da Costa Silva IFMS

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v16i42.15421

Keywords:

Scrapbook digital. Banco de dados. Multiletramentos. Língua Inglesa.

Abstract

A emergência da digitalidade favorece constantes mudanças nas formas de organização e disseminação dconhecimento. Nesse contexto, a linguagem escrita passa a
coexistir com as outras formas de representação e ocorre o rompimento com estéticas
tradicionais, formais e lineares. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi explorar as
características do scrapbook digital e analisar a possibilidade de seu uso como ferramenta
pedagógica para construção de conhecimentos significativos em língua inglesa. Para tanto,
foram analisadas quatro produções de estudantes do ensino médio à luz dos estudos
de multiletramentos e multimodalidade e de banco de dados como forma simbólica. A partir
das análises, verificou-se que o scrapbook pode favorecer a organização dados e a
construção de conhecimentos em aulas de língua inglesa. Em conclusão, aponta-se
aqui a possibilidade de uso do scrapbook digital com fins pedagógicos em aulas de
língua inglesa.

 

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Author Biography

Themis Rondão Barbosa da Costa Silva, IFMS

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2011) e mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2015). Atualmente é revisora de textos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul e coordenadora de polo EaD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de inglês e multiletramentos.

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Published

2023-03-01

How to Cite

Barbosa da Costa Silva, T. R. (2023). Scrapbook digital como ferramenta pedagógica: possibilidades para aulas de língua inglesa. Raído, 16(42), 84–101. https://doi.org/10.30612/raido.v16i42.15421

Issue

Section

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