Presentation

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.19659

Keywords:

DIALE, Pesquisas interventivas, Linguística Aplicada

Abstract

Presentation of the Dossier INTERVENTIVE RESEARCH WITH A FOCUS ON LANGUAGE TEACHING, created by researchers from the research group Linguistic Dialogues and Teaching: knowledge and practices – DIALE (Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, CNPq)1, led by professors Eliana Merlin Deganutti de Barros and Letícia Jovelina Storto. The group, created in 2015, carries out research in two major areas, one dedicated to analytical studies of text and discourse, the other focusing on both the teaching and learning of the Portuguese language, as a first language, and teacher training. Both areas have as their scope an enunciative view of language and a socio-interactional view of the teaching and learning process. This thematic dossier brings together studies that explore interventional approaches in teaching the Portuguese language, focusing on varied learning and teaching contexts. The intention is to bring a diversity of didactic and theoretical perspectives that can help to better understand the language teaching process, especially the Portuguese language, whether as a first language or as a heritage language, as is the case in the chapter written by Luciana Graça. The dossier addresses different teaching methodologies, under different theoretical lenses, which seek not only to improve teaching, but also to promote a broader reflection on the role of language in citizenship formation and the construction of knowledge.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adair Vieira Gonçalves , Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Possui graduação em Curso de Licenciatura em Letras - Faculdades Toledo de Araçatuba (1990), mestrado em Filologia e Linguística Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) , Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP (2007), com estágio sanduíche em Didática de Língua Materna na Faculté de Psychologie et Sciences de lEducation (FAPSE), da Université de Genève (UNIGE), Suíça, sob a direção do Prof. Dr. Joaquim Dolz. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), atuando no Programa de Pós-graduação em Letras da UFGD . Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, e atua nos temas: ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa , formação de professor de Língua Portuguesa na abordagem da teoria enunciativa de Bakhtin e dos gêneros do discurso e na vertente do interacionismo sociodiscursivo. Atualmente, é membro dos seguintes grupos de pesquisa: DIALE: Diálogos Linguísticos e Ensino: saberes e práticas (UENP); ALTER: Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e suas relações (USP) e é líder. do grupo GETFOR Gêneros textuais/discursivos e formação de professores.

Eliana Merlin Deganutti de Barros, Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP)

Possui graduação em Letras/Anglo pela Universidade Estadual de Londrina (2005), Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Unopar (2007) e Mestrado (2008/bolsa CAPES) e Doutorado (2012/bolsa CAPES) em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Professora associada da Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP/Cornélio Procópio), atuando na Graduação em Letras Português-Inglês, na especialização em Ensino da Língua Portuguesa (EAD), no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e no Mestrado em Ensino (PPGEN). Coordenadora pedagógica da Especialização em Ensino da Língua Portuguesa, no sistema EAD, financiada pela UAB e do PROFLETRAS/UENP. Atuou como especialista da área de Língua Portuguesa na elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Coordenou projetos de ensino vinculados aos Programas PIBID e Residência Pedagógica, na área do ensino da Língua Portuguesa. Foi representante do Paraná no Programa Escrevendo o Futuro (Olimpíada de Língua Portuguesa), como docente formadora de professores, de 2010 a 2024. É líder do Grupo de Pesquisa/CNPQ "Diálogos linguísticos e ensino: saberes e práticas" (DIALE /UENP) e pesquisadora do Linguagem e Educação (LED / UEL) e Gêneros discursivos e formações formativas (GEDFOR / UFGD). Fa parte da rede interinstitucional LILA - Laboratórios de Letramentos Acadêmico-Científicos - coordenado pela Profa. Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão (UEL). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com foco no Ensino da Língua Portuguesa e Formação de Professores , atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos, letramentos acadêmico-científicos, gêneros textuais, produção de textos, transposição didática, sequência didática de gêneros, elaboração de materiais didáticos. Desenvolve pesquisas com base na fundamentação teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD).

Letícia Jovelina Storto, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Realizou estágio de pós-doutorado em Linguística Aplicada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), sob supervisão da profa. Dra. Elisabeth Brait, e em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2019, bolsista CAPES), sob supervisão do prof. Dr. Gilmar Cruz. Possui doutorado (2015, bolsista CAPES) e mestrado (2010, bolsista CAPES) em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), sob orientação do prof. Dr. Paulo Galembeck. Graduada em Letras Vernáculas e Clássicas (2007, Bolsista CNPq) e especialista em Língua Portuguesa (2009) pela mesma instituição. Graduada em Letras Português-Espanhol (2014) pela Universidade Paulista (Unip). É Professora Associada da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio, ministrando as disciplinas de Práticas de Ensino da Oralidade, Formação do Professor de Língua Portuguesa, Linguística, Linguística Textual, Estudos Discursivos e Sociolinguística. É orientadora de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa, de Iniciação Científica, de TCC e de Residência Pedagógica. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN), Mestrado e Doutorado, e do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), ambos da UENP. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa (CNPq) Diálogos Linguísticos e Ensino - DIALE (UENP-líder) e Estudos de Língua Falada - ELIFA (UFMS). Integra o Projeto Norma Urbana Culta, de São Paulo - NURC/SP (USP). É co-fundadora e co-coordenadora do Laboratório Brasileiro de Oralidade, Formação e Ensino - LABOR. É membro do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos - LILA (IES do Paraná). É membro da Abralin (desde 2014) e da Anpoll, GT de Linguística Textual e Análise da Conversação (desde 2019). Nesse GT, atua como Editora de Comunicação Digital. É a editora de comunicação social da Revista Bakhtiniana (Qualis A1). Interessa-se por pesquisas a respeito de oralidade, gêneros discursivos orais e seu ensino, multiletramentos e letramentos acadêmico-científicos. Principalmente, é mãe do anjo José Augusto (in memoriam).

Joaquim Dolz, Universidade de Genebra

Professor e pesquisador em Didática de Línguas e Formação de Professores na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra, na Suíça. Realiza pesquisas sobre o desenvolvimento da linguagem e o ensino-aprendizagem de línguas e dirige o grupo GRAFE-FORENDIF (Recherche pour l’Analyse du Français Enseigné et Formation des Enseignants en Didactique du Français).

References

Texto sem citações bibliográficas.

Published

2024-12-15

How to Cite

Gonçalves , A. V., Barros, E. M. D. de, Storto, L. J., & Dolz, J. (2024). Presentation. Raído, 18(46), 8–16. https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.19659

Issue

Section

Interventive research focused on language teaching