O LABOR e a formação docente: dimensões do ensino do oral em ensaios produzidos por professoras/es
Dimensions of orality teaching in Essays Produced by Teachers
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v18i46.18038Palavras-chave:
LABOR, Formação Docente, Oralidade, EnsinoResumo
Este artigo apresenta os resultados da análise de ensaios produzidos por docentes em um curso realizado pelo Laboratório Brasileiro de Oralidade, Formação e Ensino - LABOR. Analisamos as dimensões do ensino do oral enfocadas pelos cursistas no trabalho final. Apesar de o ensino de oralidade já apresentar algum destaque no cenário brasileiro, ele ainda ocupa umespaço reduzido. Entre prováveis fatores, isso se deve à formação docente, em que se priorizam práticas de escrita. A fim de contribuir para equalizar a distribuição dos eixos na prática pedagógica e na formação docente, o LABOR tem ofertado cursos visando a uma pedagogia do oral. Para a análise, tomamos as categorias de Leal (2022): (a) relações entre fala e escrita; (b) variação linguística; (c) reflexões sobre práticas orais; e (d) produção e compreensão de gêneros orais. Os dados, analisados sob uma perspectiva qualitativa interpretativista, revelam uma ênfase na produção de gêneros orais, havendo silenciamento da variação linguística. As reflexões evidenciam a necessidade de haver espaços que aproximem as/os docentes das pesquisas sobre ensino de oralidade para que haja maior clareza sobre as dimensões a serem exploradas em sala de aula.
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