As configurações do sujeito lírico e do sujeito histórico na poesia brasileira contemporânea: a voz poética como ferramenta de reaproximação de vozes e narrativas silenciadas
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v15i38.14862Keywords:
poesia brasileira contemporânea, vozes emergentes, sujeito lírico, sujeito histórico.Abstract
O presente artigo visa discutir a ficcionalização da voz poética e o endereçamento lírico em monólogos dramáticos como uma possibilidade de expressão de vozes emergentes, historicamente silenciadas e violentadas. Dois poemas são discutidos: Vozes mulheres (2008), de Conceição Evaristo, e Da humanidade levada pelas águas (2015), de Graça Graúna. O eu poético é investigado nessas duas produções artísticas como mecanismo de expressão não apenas de uma subjetividade, mas igualmente como manifestação de uma coletividade que traz marcas do seu tempo histórico (ADORNO, 2003), que reúne lutas, afetos, dores, encontros e desencontros com os quais ela precisa lidar cotidianamente. Busca-se apontar características da complexa relação entre a voz do eu poético, sua individualidade, e as vozes múltiplas que se interpenetram àquela. Nesse sentido, adota-se uma noção mais ampla de monólogo dramático, defendida por Alan Sinfeld (1977), cuja concepção afirma ser um monólogo dramático todo poema no qual o falante seja alguém diferente do poeta, ou seja, sujeito lírico e sujeito histórico se distinguem.Downloads
References
ADORNO, Theodor W. Palestra sobre lírica e sociedade. In: Notas de literatura 1. Tradução de Jorge M. B. de Almeida. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2003.
COLLOT, Michel. O sujeito lírico fora de si. Tradução de Zênia de Faria e Patrícia Souza Silva Cesaro. Signótica, v. 25, n. 1, p. 221-241, jan./jun. 2013.
COMBE, Dominique. A referência desdobrada: o sujeito lírico entre a ficção e a autobiografia. Tradução de Iside Mesquita e Vagner Camilo. REVISTA USP, São Paulo, n. 84, p. 112-128, dezembro/fevereiro 2009-2010.
CULLER, Jonathan. Retórica, Poética e Poesia. In: Teoria literária: uma introdução. Tradução de Sandra Vasconcelos. São Paulo: Beca Produções Culturais Ltda., 1999.
EVARISTO, Conceição. Poemas da recordação e outros movimentos. Belo Horizonte: Nandyala, 2008.
GRAÚNA, Graça. art'palavra. Disponível em <https://ggrauna.blogspot.com/2015/09/da-humanidade-levada-pelas-aguas.html?m=1>. Acesso em: 2 jun. 2021.
PILATI, Alexandre (org.); et al. Monólogo dramático e outras formas de ficcionalização da voz poética. – 1. ed. – Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.
SERMET, Joëlle de. O endereçamento lírico. Tradução de Francine Fernandes Weiss Ricieri e Maria Lúcia Dias Mendes. Lettres Françaises, Araraquara, v. 20, ed. 2, p. 261-279, 2019.
WIMSATT, W. K.; BEARDSLEY, M. C. A falácia intencional. In: COSTA LIMA, Luiz (Org.). Teoria da literatura em suas fontes. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983, p. 86-102.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.