Tornar-se outro: a reconfiguração do sujeito lírico na poesia de Orides Fontela
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v15i38.14853Keywords:
Eu lírico, sujeito, tradição lírica, poesia brasileira contemporânea,Abstract
A presente análise debruça-se sobre o poema “Caramujo”, da poeta brasileira Orides Fontela (1940-1998). O poema foi publicado em seu livro de estreia, Transposição (1966-1967). A proposta deste ensaio é ler o poema numa tentativa de cotejo e aproximação com a tradição brasileira na qual se pode reconhecer o que estamos pensando como a reconfiguração do sujeito lírico. O que há de comum nos poetas aqui escolhidos é uma tensão no modo como o sujeito se apresenta, um estado limiar no qual se observa o não reconhecimento de si, uma negação do eu, portanto, e a preocupação em rejeitar uma projeção atravessada pelo externo de si. Trata-se, portanto, de poetas que constroem o “eu-mínimo”, a metamorfose do sujeito em outros seres e coisas através da linguagem, de modo que é a palavra, a lida com a linguagem, que aparece em primeiro plano, e não o eu lírico. Para fundamentar nossa leitura, retomamos a indagação de Jacques Ranciére (2017) quanto a necessidade de repesarmos uma política do lirismo. O percurso metodológico construído propõe uma leitura crítica do poema da Orides Fontela e o cotejo entre os poetas a fim de levantarmos uma linhagem da tradição da poesia brasileira contemporânea.
Downloads
References
ANDRADE, Paulo. O olhar crí(p)tico na poesia de Sebastião Uchoa Leite. In: Alianças & Rupturas: ensaios sobre a poesia contemporânea. Cotia, São Paulo: Editora Cajuína, 2018, p. 29-46.
BOSI, Alfredo. Alfredo Bosi, O Ser e o Tempo da Poesia. 8. Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
BOSI, Viviana. O sujeito pedra: tornar-se coisa. In: RUFINONI, Simone R. (org.); REDONDO, Tercio (org.). Caminhos da lírica brasileira contemporânea: ensaios. São Paulo: Nankin, 2013, p. 89-107.
BRITTO, Paulo Henriques. Trovar Claro. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
CASTRO, Gustavo de. O Enigma Orides. 1. Ed. São Paulo: Hedra, 2015.
COLLOT, Michael. O sujeito lírico fora de si. Tradução Alberto Pucheu. Revista Terceira Margem, Rio de Janeiro, n. 11, p. 175-177, 2004.
COLLOT, Michel. Poética e filosofia da paisagem. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2013.
DOLHNIKOFF, Luís. Prefácio. In: FONTELA, Orides, Poesia Completa. São Paulo: Hedra, 2015.
DUARTE, Pedro. “Há muita poesia na filosofia, sim”. In: In: LAVELLE, Patrícia (org.) (et. al.). Poesia e Filosofia – Homenagem a Orides Fontela. 1 Ed. São Paulo: Relicário, 2018, p. 77-88.
FONTELA, Orides, Poesia Completa. 1 Ed. São Paulo: Hedra, 2015.
LOPES, Marcos Aparecido. O canto e o silêncio na poética de Orides Fontela. Ipotesi, Juiz de Fora, v. 12, n. 2, p. 115 - 128, jul./dez. 2008.
OSAKABE, Haquira. O Corpo da Poesia. Notas para uma fenomenologia da poesia, segundo Orides Fontela. Remate de Males, n. 22, p. 97-109. Campinas: 2002.
PAZ, Octavio, O Arco e a Lira. 2 Ed. São Paulo: Cosac e Naify, 2012.
JOBIM, José Luís (Organizador), Palavras da Crítica. 1.Ed. Rio de Janeiro: Imago, 1992.
RANCIÈRE, Jacques. Políticas da escrita. Tradução Raquel Ramalhete et al. São Paulo: Editora 34, 2017.
SAMMER, Renata. Ontologias: sobre as naturezas na poesia de Orides Fontela. In: LAVELLE, Patrícia (org.) et. al. Poesia e Filosofia – Homenagem a Orides Fontela. 1 Ed. São Paulo: Relicário, 2018, p. 77-88.
SILVA, Patrícia Pereira da.; MORAES, Paulo Eduardo Benites de. Das vozes insurgentes no movimento Poetry Slam à reexistência do slam das minas: a estética da poesia da quebrada pelas manas, monas e monstras. Revista Texto Poético, ISSN: 1808-5385, v. 16, n. 31, p. 40-63 jun./set. 2020.
UCHOA LEITE, Sebastião. Poesia Completa. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
VERAS, Eduardo Horta Nassif. Cálculos no intestino da prosa: a poesia como corpo estranho em Paulo Henriques Britto. In: RIBEIRO, Gustavo Silveira (org.); PINHEIRO, Tiago Guilherme (org.); VERAS, Eduardo H. N. (org.). Poesia contemporânea: reconfigurações do sensível. Belo Horizonte: Quixote+Do Editoras Associadas, 2018, p. 279-292.
ZULAR, Roberto. O núcleo pivotante da voz. Revista Cadernos de Tradução, Florianópolis, v. 39, n. esp., p. 372-402, 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.