Coerência textual na escola e práticas de letramento
Palavras-chave:
Reescrita. Coerência textual. Formação docente.Resumo
O artigo descreve e analisa procedimentos, material didático e orientações teórico-metodológicas utilizadas por uma professora de uma turma do Ensino Fundamental II de uma escola de uma cidade do interior de São Paulo para levar seus alunos a escreverem textos argumentativos com maior coerência. O principal procedimento utilizado pela professora é o da reescrita de textos produzidos em função de um exercício extraído de um livro didático. O artigo foca três aspectos interrelacionados, de interesse para os estudos linguísticos e para a formação de professores. Um deles é o desenvolvimento da escrita produzida pelos alunos, a partir das orientações da professora, realizadas por bilhetes. Outro, é o desenvolvimento da reflexão da professora diante dos problemas trazidos pelos textos de seus alunos e pela interlocução com a formadora. O terceiro, que justifica a própria construção deste artigo, é a mudança de rumo tomada pela professora, em uma outra atividade proposta aos alunos, a partir dessa reflexões.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.