Entre o sapato e o pé descalço: amor, paixão e maternidade em sapato de salto, de Lygia Bojunga
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i47.19890Palavras-chave:
Sapato de salto e Tchau, Imagem arquetípica da bagagem, Individuação de personagens femininas, Experiência estética e complexidade narrativa, Literatura crossoverResumo
O presente artigo retoma aspectos explorados na dissertação intitulada Crianças, adultos e bagagens: a herança da educação sem testamento em narrativas de Lygia Bojunga, defendida em 2023. Aqui, ainda fundamentado em teorias de Carl Gustav Jung, o estudo das obras bojunguianas Sapato de salto (2006) e Tchau (1984) – não investigada na dissertação – avança na intenção de sondar as contribuições do simbólico para que a experiência estética suscite no leitor uma compreensão mais ampla de três questões existenciais humanas, quais sejam: o amor, a paixão e a maternidade, que permeiam as narrativas implicitamente. Para tanto o texto busca: a) relacionar as imagens das diferentes bagagens presentes nas narrativas com o processo de individuação das personagens femininas, especialmente das protagonistas; b) aprofundar as percepções acerca de palavras utilizadas para descrever essas bagagens com o intuito de confirmar a ampliação da compreensão da complexidade humana das personagens que falam e daquilo que sobre elas é falado e c) observar e descrever a forma como estas bagagens são mobilizadas nas situações cotidianas para compreender como esses movimentos predizem características psicológicas daqueles que as possuem ou passam a possuí-las.
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Referências
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