Formação continuada de professores: o interacionismo sociodiscursivo – das bases epistemológicas à práxis pedagógica

Autores

  • Mariolinda Rosa Romera Ferraz Universidade Federal da Grande Dourados
  • Adair Vieira Gonçalves Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Interacionismo Sociodiscursivo. Formação Continuada de professores. Professor Reflexivo. Gêneros Textuais. Sequência didática.

Resumo

Apoiando-nos na epistemologia do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2007 [1999], 2006) e na engenharia do grupo de Didática de Línguas da Universidade de Genebra (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004), apresentamos uma formação continuada de professores, que enfocou a transposição didática externa (MACHADO; CRISTOVÃO, 2006; BARROS, 2012), a formação do professor reflexivo (PIMENTA, 2002; FREIRE, 1987, 2002; KINCHELOE, 1997; LIMA, 2010) e constituiu a primeira etapa de um Projeto de Pesquisa executado no Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Letras, da Universidade Federal da Grande Dourados.

Downloads

Biografia do Autor

Mariolinda Rosa Romera Ferraz, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação, Mestrado em Letras, da Universidade Federal da Grande Dourados. Professora-formadora na Secretaria Municipal de Educação de Dourados/MS.

Adair Vieira Gonçalves, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa. Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados.

Downloads

Publicado

07.11.2012

Como Citar

Ferraz, M. R. R., & Gonçalves, A. V. (2012). Formação continuada de professores: o interacionismo sociodiscursivo – das bases epistemológicas à práxis pedagógica. Raído, 6(11), 73–96. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/1807

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA