A heterogeneidade linguístico-cultural em turmas de português língua estrangeira

Autores

  • José Carlos Chaves da Cunha Universidade Federal do Pará
  • Edirnelis Moraes dos Santos Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Heterogeneidade Linguístico-Cultural. Português Língua Estrangeira (PLE). Práticas de ensino de PLE.

Resumo

No Brasil, os professores de PLE trabalham frequentemente com turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico-cultural, mas em geral não recebem formação, nem material didático adequados para lidar com esse tipo de público. Apresentamos aqui a primeira etapa de nossa pesquisa. Ela consistiu em descrever – através de questionário, observação de aulas – e analisar os perfis e as representações linguístico-culturais de aprendentes de línguas diferentes visando identificar em que medida este contexto heterogêneo favorece e/ou dificulta o ensino-aprendizagem de línguas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Chaves da Cunha, Universidade Federal do Pará

Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas. Linguística Aplicada.

Edirnelis Moraes dos Santos, Universidade Federal do Pará

Linguística Aplicada.

Downloads

Publicado

05.07.2013

Como Citar

Cunha, J. C. C. da, & Santos, E. M. dos. (2013). A heterogeneidade linguístico-cultural em turmas de português língua estrangeira. Raído, 7(13), 111–124. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/1670

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS