A violencia transgeracional contra a mulher em contos de Joyce e Pardo Bazán
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v14i35.11070Palavras-chave:
“Eveline”. “Las medias rojas”. James Joyce. Emilia Pardo Bazán. Violência de gênero.Resumo
Este trabalho tem como objetivo comparar os contos “Eveline” (1904), de James Joyce e “Las medias rojas” (1914), escrito por Emilia Pardo Bazán. Em “Eveline”, a protagonista Eveline deseja emigrar da Irlanda para viver com seu namorado. Em “Las medias rojas”, Ildara deseja sair da Galícia. Em ambos os casos, as emigrações não se concretizam: no primeiro, Eveline desiste de partir, ficando imóvel no porto diante da partida de seu amado. No segundo caso, o pai da protagonista a agride, para que a filha não parta. Em ambos os contos, se destaca a violência contra a mulher: em “Eveline”, esta violência é mais psicológica e econômica, enquanto que em “Las medias rojas”, tal violência, além de psicológica e econômica, é também física. Nesse sentido, este trabalho pretende analisar os contos, considerando a violência de gênero a que as protagonistas estão submetidas, considerando padrões familiares de violência. Para isso, propõe-se utilizar o conceito psicanalítico de ‘trangeracionalidade’.Downloads
Referências
FAIRHALL, J. James Joyce and the Question of History. Cambridge, Cambridge University Press, 1993.
FREUD, S. Três ensaios da teoria da sexualidade. In: ______. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. v.VII. Rio de Janeiro: Imago, 1996 [1905], pp. 119-231.
FREUD, S. Totem e Tabu. In: ______. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. v. XIII. Rio de Janeiro: Imago, 1996 [1913], pp. 13-161.
FREUD, S. O Ego e o Id. In:_____. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. v. XIX. Rio de Janeiro: Imago, 1996 [1923], pp. 15-81.
IGLESIAS, C. “Eveline” and “Las medias rojas”: Joyce, Emilia Pardo Bazán, and the Emigration Question. Papers on Joyce. n. 17/18, 2011 – 1012, pp. 145-158.
JOYCE, J. “Eveline”. In: JOYCE, James. Dublinenses. Córdoba: Ediciones del Sur, 2007, pp. 39-45.
MELLO FILHO, H. A peça esquecida de James Joyce. Cadernos de Literatura em Tradução (USP). n. 4, 2001, pp. 245-272. Disponible en: http://www.revistas.usp.br/clt/article/ view/49358/53439. (fecha de consulta: 02/01/2019).
NUSSBAUM, S. Identifi caciones alienantes y repetición. Una contribución acerca de la transmisión transgeneracional. Psicoanálisis (Asociación Psicoanalítica de Buenos Aires). v. XXXI – n. 01, 2009, p. 153-166.
PARDO BAZÁN, E. “Las medias rojas”. In: PARDO BAZÁN, Emilia. Cuentos de la tierra. Alicante: Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, 2001. Disponible en: http://www. cervantesvirtual.com/obra-visor/cuentos-de-la-tierra--0/html/dcb42d82-2dc6-11e- 2-b417-000475f5bda5_2.html#I_1_. (fecha de consulta: 18/07/2018).
PUGLIA, D. Revelação e Paralisia em James Joyce. Crop (FFLCH/USP), v. 11, 2006, pp. 89-94.
TRACHTENBERG, A. R. C. A força da transmissão entre gerações e o transgeracional. Psicanálise (Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre). v. 9, n. 2, 2007, pp. 341-354.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.