Currículo, material didático e avaliação: um estranho triângulo no ensino de História do estado de São Paulo

Autores/as

  • Vitória Azevedo da Fonseca

Palabras clave:

Ensino de História. Currículo de São Paulo. Habilidades.

Resumen

A partir da comparação dos materiais oficiais que orientam a atuação dos professores de História na Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo (Currículo de São Paulo, São Paulo Faz Escola e na Matriz de Referência do SARESP), o texto apresenta análise do uso do termo “habilidades” e as propostas para sua aplicação prática indicando as suas inconsistências e impossibilidades. Apesar do discurso do “ensino por habilidades”, os materiais, na prática, orientam para um ensino conteudista, cronológico e eurocêntrico, ou seja, mantém e reafirma uma proposta de ensino tradicional de História.

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Publicado

2015-12-29

Cómo citar

Fonseca, V. A. da. (2015). Currículo, material didático e avaliação: um estranho triângulo no ensino de História do estado de São Paulo. Fronteiras, 17(30), 43–63. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/4862