A classificação do conhecimento arqueológico através da análise de conceitos na arte rupestre

Autores/as

  • Carlos Xavier de Azevedo Netto Universidade Federal da Paraíba

Palabras clave:

Arte Rupestre. Teoria dos Conceitos. Classificação do Conhecimento.

Resumen

O presente trabalho pretende discutir a classificação dos conceitos realizada pelos arqueólogos sobre a Arte Rupestre. A discussão está embasada na Teoria do Conceito de Dalhberg (1978), onde os fundamentos dessa estrutura teórica se aproximam Semiótica de Peirce (1977). Para discutir a classificação, no que diz respeito a sua fundamentação, buscou-se subsídios em Foucault (1992), na arqueologia de Mendonça de Souza (1992 e s/d), Hodder (1994) e Bradley (1994) e na classificação do conhecimento de Vickery (1960), Janecke (1995) e, principalmente Ranganathan (1963). Assim, procurou-se relacionar as diferentes instâncias de conceitos utilizados para representar a Arte Rupestre com o PMEST, de Ranganathan, procurando vinculara a sua estrutura conceitual aos arranjos de organização do conhecimento.

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Publicado

2021-01-25

Cómo citar

Netto, C. X. de A. (2021). A classificação do conhecimento arqueológico através da análise de conceitos na arte rupestre. Fronteiras, 7(13), 49–63. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/13481