Levantamento arqueológico na área da lagoa Xambrê, município de Altônia, Paraná
Keywords:
Arqueologia. História Oral. Levantamento Arqueológico.Abstract
A localização de sítios arqueológicos pode resultar de uma pesquisa desenvolvida sem o auxílio de terceiros, através de várias técnicas de levantamento em áreas previamente definidas. Todavia, sempre que possível, busca-se o contato com os moradores da região da pesquisa, tanto para obter informações, quanto para tornar conhecidos os propósitos do trabalho e da necessidade da valorização e preservação do patrimônio arqueológico. Esse contato geralmente revela um rico conhecimento local e contribui para novos registros de sítios. A partir desta perspectiva, iniciamos no ano 2001 uma pesquisa de história oral relativa ao passado indígena na área do município de Altônia, estado do Paraná, com a distribuição de 330 questionários entre moradores das zonas rural e urbana. Como resultado preliminar localizamos 17 novos sítios arqueológicos e tivemos 8 informações ainda não confirmadas, revelando o grande potencial para pesquisas na região. Também coletamos inúmeras informações úteis para revelar o conhecimento local referente ao passado indígena e aos sítios arqueológicos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).