Cidadãos para a terra e para o céu: o projeto educacional do catolicismo ultramontano (1850-1950)

Autores/as

  • Ivan Aparecido Manoel UNESP

Palabras clave:

Educação católica. Catolicismo ultramontano. Catolicismo e Mundo moderno. Política ultramontana.

Resumen

O presente estudo propõe uma discussão acerca dos fundamentos da política educacional católica desenvolvida, no Brasil, de 1850 a 1950. O texto procura demonstrar que essa política educacional era parte integrante da luta católica contra a modernidade, em especial contra o liberalismo, o racionalismo e os projetos políticos de esquerda. Considerando que as doutrinas modernas, contrárias ao projeto divino de salvação da humanidade, se propagavam muito eficazmente através do sistema educacional após sua laicização, a hierarquia católica criou e implantou um amplo e sólido sistema educacional que fosse instrumento de recristianização da sociedade.

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Publicado

2021-01-25

Cómo citar

Manoel, I. A. (2021). Cidadãos para a terra e para o céu: o projeto educacional do catolicismo ultramontano (1850-1950). Fronteiras, 7(13), 109–124. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/13473