COLORTECA DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE MUNDO NOVO, MATO GROSSO DO SUL

Beatriz dos Anjos Generoso, Gledson Martins, João Carlos Gonçalves Vilhalba, Jean Sérgio Rosset, Carlos Antônio Molina Azevedo

Resumo


A educação em solos se bem aplicada pode ser um instrumento valioso e de grande uso para promover a conscientização ambiental ampliando assim a percepção do solo como componente essencial do meio ambiente. O presente trabalho teve como objetivo construir uma colorteca juntamente com os profissionais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Mundo Novo/MS (APAE). A fim de torna evidente que a educação ambiental sobre o tema solo é fundamental para desenvolver o crescimento pessoal de um individuo, já que o orienta a cuidar e proteger de um recurso que não é renovável e apresenta uma importância imensurável para a vida no planeta. Portanto, o tema solos foi trabalhado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Mundo Novo, Mato Grosso do Sul por meio de um projeto de extensão universitária dentro do qual foi possível desenvolver várias oficinas sendo uma dela a construção de uma colorteca a fim de expressar as diferentes colorações de solos presentes no município de Mundo Novo-MS. Assim, a colorteca da APAE de Mundo Novo-MS apresentou treze amostras de solo com uma diversidade de seis tipos de cores segundo a classificação da Carta de Munsell.

 

 


Palavras-chave


Características edáficas. APAE. Manejo e conservação do solo.

Texto completo:

PDF

Referências


BIONDI, D.; FALKOWSKI; V. Avaliação de uma atividade de educação ambiental com o tema “solo”. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. v .22. Rio Grande: FURG, janeiro a julho de 2009. Disponível em: http://www.remea.furg.br/vol22/art15vol22.pdf. Acesso em: maio.2018.

BRASIL. Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. Brasília: MEC/SEED, 2007.

DIAS, Genebaldo F. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo: GAIA. 2004.

HATUM I.S., Zecchini M.V., FUSHIMI M., Nunes J.O. R. Trilhando Pelos Solos – Aprendizagem e Conservação do Solo. URL: http:www.unesp.br/prograd/ENNEP/Trabalhos%20em%20pdf%20%20Encontro%20de%20Ensino. Acesso 13.05.2018

MUGGLER, C. C.; SOBRINHO, F. A.; MACHADO, V. A. Educação em solos: princípios, teoria e métodos. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, n. 4, v. 30, Julho – agosto. 2006.




DOI: https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v5i10.8611

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.