O papel das Cátedras Sérgio Vieira de Mello no processo de integração local dos refugiados no Brasil

Autores

  • Julia Bertino Moreira UFABC

Palavras-chave:

refugiados. Brasil. Cátedra Sérgio Vieira de Mello. integração local.

Resumo

O artigo se propõe a refletir sobre o papel das Cátedras Sérgio Vieira de Mello no processo de integração local dos refugiados no Brasil. O referencial conceitual que permeia a discussão diz respeito à inclusão da academia como ator relevante na estrutura que congrega atores estatais e não estatais em prol da recepção de refugiados no país. Com base em revisão da literatura e análise documental, a argumentação desenvolvida é de que as Cátedras e as universidades podem contribuir significativamente, por meio de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, para favorecer os processos de inserção e interação dos refugiados em múltiplos aspectos e dimensões. Ao final do texto, colocam-se desafios e sugestões para fortalecer o papel desempenhado até o momento pelas Cátedras Sérgio Vieira de Mello ao longo desse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Bertino Moreira, UFABC

Professora de Relações Internacionais e membro da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFABC, Doutora em Ciência Política pela UNICAMP.

Downloads

Publicado

2015-11-04

Como Citar

Moreira, J. B. (2015). O papel das Cátedras Sérgio Vieira de Mello no processo de integração local dos refugiados no Brasil. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 4(8), 81–96. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/moncoes/article/view/4314

Edição

Seção

Artigos Dossiê - Refugiados e as fronteiras brasileiras