LIVROS DIDÁTICOS COMO FONTE DE PESQUISA: UM MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Kênia Hilda Moreira

Resumo


O presente artigo apresenta um mapeamento de livros, artigos, periódicos e comunicações em congressos acadêmicos que tiveram como fonte de pesquisa o livro didático. Objetivamos apresentar um panorama deste campo de pesquisa no Brasil, destacando, principalmente, a periodização e as temáticas investigadas em torno do livro didático. Nessa perspectiva, apresentamos um balanço geral das produções localizadas entre a década de 1950 até 2010, e paralelamente, especificamos os trabalhos produzidos na área de história da educação. Trata-se de uma temática atual na história da educação que ganhou maior visibilidade a partir da década de 1980. Mais da metade da produção localizada concentra-se no século XXI. Parte significativa dos trabalhos destina-se a investigar os livros didáticos da disciplina de história e de português. Outro tema em destaque se refere ao uso do livro didático para a formação de professores. Porém, as investigações mais recentes, apresentam temas novos como a produção e circulação do livro didático e o livro didático como fonte para a história da educação, o que nos permite evidenciar a importância da temática para a historiografia educacional brasileira.

Palavras-chave


livro didático; mapeamento de pesquisas; história da educação.

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DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v2i4.1562

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