Formação continuada para Educação Ambiental no contexto da tecnologia digital na Plataforma Moodle
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v7i9.9882Palavras-chave:
Educação ambiental e tecnologia. Moodle. Formação continuada em EA.Resumo
Este trabalho tem como objetivo relatar o processo de formação continuada em EA que ocorreu por meio de um curso EAD, com auxílio da Plataforma Moodle. Que buscou construir um espaço complementar em ambiente virtual para trocas de conhecimentos e discussões, subsidiando metodologicamente a criação e desenvolvimento de projetos nas escolas envolvidas. Abrangendo um público de 64 participantes, profissionais da educação que atuam em escolas do município de Alegrete/RS.
Downloads
Referências
BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. – 4. Ed. – Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
BRANDAO, J. B.; MACHADO, G. E. . Práticas de gestão ambiental no ensino superior: construção do conhecimento através da extensão universitária. Educação Ambiental em Ação, v. XV, p., 2016.
BRASIL. Decreto nº 5.622, de 19/12/2005. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Lei n. 9795 - 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental. Política Nacional de Educação Ambiental. Brasília, 1999.
GASPAR, M. I. Ensino a distância e ensino aberto – paradigmas e perspectivas. In: Perspectivas em Educação, n.º especial da revista Discursos. Lisboa – Universidade Aberta, 2001 pp.67-76.
LUZZARDI, R. do E. S. Educação Ambiental: sustentáculo para o desenvolvimento da agricultura sustentável, 2006. Disponível em: https://www.seer.furg.br/remea/article/viewFile/3024/1746.
MOSÉ, V. A escola e os desafios contemporâneos. – 1 ª ed. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. – 2. ed. – São Paulo : Cortez ; Brasília, DF: UNESCO, 2000.
MORIN, E.; CIURANA, E. R.; MOTTA, R. Educar na era planetária: O pensamento complexo como Método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. – São Paulo: Cortez, 2003.
PAIXÃO, M. E. L.; MEURER, A. C. Fazendo educação. In: (Org.) Márcia Eliane Leindcker da Paixão [et. al.]. Educação ambiental: escolas sustentáveis e com – vida [relatos de experiências de Santa Maria e região]. – Santa Maria: Editora e Gráfica Caxias, 2016.
SERRES, Michel. Polegarzinha. Tradução Jorge Bastos. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
SILVA, Jossiane Ortiz; MACHADO, Gabriella Eldereti; MAZZARO, Bruna; BRANDÃO, Janaína Balk; ANACLETO, Kátia Adriana de Messa. Projeto Escola Responsável. Anais do 8º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão – Universidade Federal do Pampa, 2016.
SORRENTINO, M.; TRAJBER, R; MENDONÇA, P.; JUNIOR, L. A. F. Educação Ambiental como política pública, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n2/a10v31n2.pdf.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.