Olhares de Norbert Elias: inclusão escolar do aluno surdo

Jakellinny Gonçalves de Souza Rizzo

Resumo


O presente trabalho objetiva relacionar as teorias de Norbert Elias estudadas durante as aulas da disciplina Educação, Diversidade e Identidade do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) - Mestrado da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) com a vivência dos alunos surdos em escolas comuns. Elias fala sobre a balança de poder, figuração interdependências entre as pessoas, que estão sempre em movimento, figurando as pessoas como estabelecidas em certos momentos, já em outro como outsiders. Os alunos surdos nas escolas comuns inúmeras vezes se encontram como outsiders por conta de sua língua, porém não permanecem nessa figuração se estiverem em uma escola direcionada para a educação de surdos como o INES.

Palavras-chave


Aluno surdo. Inclusão.

Texto completo:

PDF

Referências


CASTRO, R. G. Libras: uma ponte para comunicação entre pais ouvintes e filhos surdos. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial Infantil e Fundamental). Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 1999.

ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.

_______________.civilização dos pais. Revista Sociedade e Estado. Vol. 27, Número 3, p. 469-493, setembro/dezembro Rio de Janeiro, 2012.

_____________.Escritos & Ensaios: 1 estado, processo, opinião pública v. 1, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.

ELIAS, N.; SCOTSON, J. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Tradução: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

FRIAS, E. M. A. Inclusão escolar do aluno com necessidades educativas especiais: contribuições ao professor do Ensino Regular. Disponível em:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1462-8.pdf Acesso em: 24/07/2016.

Instituto Nacional de Educação de Surdos. Conheça o INES. Disponível em: http://www.ines.gov.br/conheca-o-ines Acesso em: 23/07/2016

PERLIN, Gladis; STROBEL, Karen. Surdos: vestígios culturais não registrados na história. Dissertação de mestrado em fase de elaboração, na área de educação GES/UFSC, 2006.

Gonçalves, Humberto Bueno, Festa, Priscila Soares Vidal. Metodologia do professor no ensino de alunos surdos. Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia das Faculdades OPET. Dezembro, 2013. Disponível em: http://www.opet.com.br/faculdade/revistapedagogia/pdf/n6/ARTIGO-PRISCILA.pdf Acesso em 23/07/206.




DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v5i7.6817

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.