O contexto da educação a distância no Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal

Uendel Dourado Gomes, Letícia Veiga Vasques, Sheldon William Silva

Resumo


Essa pesquisa retrata o contexto da Educação a Distância (EaD) no Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). Tal abordagem se faz necessária pelo pouco conhecimento dentro da Corporação sobre essa moderna modalidade de ensino. O objetivo deste trabalho é verificar a prática da EaD na Corporação e demonstrar sua importância para uma formação de qualidade de todos os seus integrantes. Busca-se alcançar esse propósito a partir da revisão bibliográfica e pesquisa documental. A pesquisa demonstrou que somente a partir do segundo semestre do ano de 2015 inicia-se a utilização de uma plataforma EaD. Outro dado obtido refere-se ao fato de que a EaD é pouco utilizada no CBMDF, perdendo grande oportunidade de capacitação a partir de sua acessibilidade e conectividade.

Palavras-chave


Educação à distância. Modalidade de ensino. Bombeiros. Militar.

Texto completo:

PDF

Referências


ALONSO, Katia Morosov; A EaD no Brasil: sobre (des)caminhos em sua instauração. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 4, p. 37-52. Editora UFPR, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/nspe4/0101-4358-er-esp-04-00037.pdf Acesso em: 11 de janeiro de 2016.

ALVES, José Roberto Moreira. A História da EAD no Brasil. In LITTO, Fredric & FORMIGA, Marcos (Org.). Educação à distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

BASTOS, Deborah H.M.; CARDOSO, Silvia Helena; SABBATINI, Renato M.E.; Uma visão geral da educação a distância. Curso de Capacitação Docente em Educação a Distância, realizado pelo Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde, 2000. Disponível em: http://www.edumed.org.br/cursos/slides/aula2-visao-geral/ Acesso em: 11 de janeiro de 2016.

BOHADANA, Estrella; VALLE, Lílian do; O quem da educação a distância. Revista Brasileira de Educacao v. 14 n. 42 set./dez. 2009.. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n42/v14n42a11.pdf Acesso em: 11 de janeiro de 2016.

CBMDF, Plano de Comando 2015-2018, janeiro de 2015. Norteia as ações na Corporação. Boletim Geral n° 028, anexo III, Brasília, DF, 10 fev. 2015.

CBMDF, Portaria n° 28, de 20 de outubro de 2010. Aprova a Política de Ensino e a Diretriz Geral do sistema de ensino bombeiro militar do CBMDF e dá outras providências. Boletim Geral n° 195, Brasília, DF, 21 out. 2010a.

CBMDF, Portaria n° 29, de 25 de novembro de 2010. Regulamenta os preceitos comuns aos Estabelecimentos de Ensino que ministram cursos ou estágios do CBMDF. Boletim Geral n° 218, Brasília, DF, 26 nov. 2010b.

CBMDF, Portaria n° 47, de 20 de dezembro de 2013. Atualiza o Plano Estratégico do CBMDF referente ao período de 2013-2016 e dá outras providências. Boletim Geral n° 245, anexo I, Brasília, DF, 24 dez. 2013.

CBMDF, Portaria n° 59, de 27 de julho de 2011. Regulamenta a Diretriz Curricular para o Ensino no CBMDF aos Estabelecimentos de Ensino que ministram cursos ou estágios do CBMDF. Boletim Geral n° 145, Brasília, DF, 01 ago. 2011.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. Moderna, 2003.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOMES, Luiz Fernando; EAD no Brasil: Perspectivas e desafios. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 1, p. 13-22, 2013. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-40772013000100002&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em: 11 de janeiro de 2016.

GOTTARDI, Maria de Lourdes; A autonomia na aprendizagem em educação a distância: competência a ser desenvolvida pelo aluno. Associação Brasileira de Educação a Distância, 2015. Disponível em:

http://www.abed.org.br/revistacientifica/_Brazilian/2015/08_A_AUTONOMIA_NA_APRENDIZAGEM.pdf Acesso em: 11 de janeiro de 2016.

HERMIDA, Jorge Fernando; BONFIN, Cláudia Ramos de Souza; A educação a distância: História, concepções e perspectivas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p.166–181, 2006. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/22e/art11_22e.pdf Acesso em: 11 de janeiro de 2016.

IASI, Mauro Luís; Educação e consciência de classe: desafios estratégicos. Perspectiva, v. 31, n.1, 67-83, Florianópolis, 2013.

KEEGAN, D. Foundations of distance education. 2. ed. Londres: Routledge, 1991.

MICHELS, Lucas Boeira; VOLPATO, Gildo; Marxismo e fenomenologia nos pensamentos de Paulo Freire. Revista Digital do Paideia, Volume 3, Número 1. Filosofia e Educação (Online),Abril-Setembro, 2011.

MOORE, M.; KEARSLEY, G. Distance education: a systems view. Belmont: Wadsworth Publishing Co., 1996

NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Cadernos de pesquisas em administração, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 103-113, 1996.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas,1999.

SANTOS, Marta Soares Gonzaga; Educação a distância no CBMDF: Limites e possibilidades. Trabalho apresentado ao Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Educacional – SSP/DF da Universidade Católica de Brasília, 2014. Disponível em: http://repositorio.ucb.br/jspui/bitstream/10869/5719/1/Marta%20Soares%20Gonzaga%20Santos.pdf Acesso em: 15 de março de 2016.

SILVA FILHO, Roberto Leal Lobo e; Ciência e tecnologia: o problema da criação de capacidade no terceiro mundo. DOSSIÊ CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Estud. av. vol.8 n. 20, São Paulo, 1994. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141994000100004 Acesso

em 12 de abril de 2016.

SILVA, S. W., SARSUR, A. M., de VASCONCELOS, M. C. R. L., & da FONSECA, L. R. Elearning e Educação Corporativa: a ánalise de um programa a partir do princípio da conectividade. Revista ESPACIOS| Vol. 37 (Nº 26) Año 2016.

SILVEIRA, Luciana Zago da; PATERLINE, Janaina Dardengo; NAZARÉ, Juselli de Castro; Educação a distância: uma estratégia competitiva no mercado educacional de ensino superior. 3º Simpósio Fucape de Produção Científica, 2005. Disponível em: http://www.fucape.br/_public/producao_cientifica/2/silveira%20-%20educacao%20a%20distancia.pdf Acesso em: 15 de fevereiro de 2016.

VERDE, Ana Paula dos Santo Reinaldo; Introdução das novas tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar (NTIC). Trabalho apresentado no GT de História da Mídia Digital, integrante do 3º Encontro Regional Nordeste de História da Mídia, Nordeste, 2014.




DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v5i7.6640

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.