Português como L2: o ensino da disciplina no curso de Letras Libras da UFGD

Ednei Nunes de Oliveira

Resumo


Este trabalho é um relato da experiência vivenciada no ensino da disciplina “A Língua Portuguesa como Segunda Língua para Surdos”, ministrada no ano de 2017, no curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa/Língua Brasileira de Sinais, com uma turma de alunos surdos e ouvintes. Foi possível perceber que, ainda que a disciplina tenha sido ministrada para estudantes universitários, a Língua Portuguesa para surdos ainda deve ser trabalhada nesse nível de ensino, tendo-se a preocupação de letramento. Nesse sentido, foi possível notar que o ensino do Português para surdos, no curso, não deve se limitar a atividades de reflexão sobre abordagens e fundamentos teóricos e metodológicos de ensino de segunda língua para surdos, mas principalmente com normas e regras gramaticas, priorizando atividades de leitura, produção e interpretação de textos.

Palavras-chave


Letras. Português como L2. Educação de Surdos.

Texto completo:

PDF

Referências


FERREIRA-BRITO, L.. Por uma gramática de línguas de sinais. Tempo Brasileiro. UFRJ. Rio de Janeiro, 1995.

LACERDA, C. B. F. de e LODI, A. C. B.. Ensino-aprendizagem do português como segunda língua: um desafio a ser enfrentado. In: Lacerda, CBF e Lodi, A C B (orgs.) Uma escola Duas Línguas: Escola Inclusiva Bilíngüe. Porto Alegre: Editora Mediação. 2009.

QUADROS, R. M. de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Artes Médicas. Porto Alegre. 2000,

ROGERS, E. M. Diffusion of Innovations. 4. ed. New York: The Free Press, 1995.

SALLES, H. M. L. et al. Ensino de língua portuguesa para surdos: caminhos para a prática pedagógica. Brasília : MEC, SEESP, 2004. 2 v.

SANTANA, A. P. e BERGAMO, A.. Cultura e identidade surdas: encruzilhada de lutas sociais e teóricas. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 91, p. 565-582, Maio/Ago. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v26n91/a13v2691.pdf. Acessado em Maio 2017.

SATO, M.; SANTOS, J. E. dos. Tendências nas pesquisas em educação ambiental. p. 253-283. In: NOAL, Fernando Oliveira; BARCELOS, Valdo Hermes de Lima (orgs.). Educação Ambiental e Cidadania: cenários brasileiros. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003.




DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v5i6.6473

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.