Construção de conteúdos digitais interativos a partir da Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner

Autores

  • Raquel Alves Santos

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v5i7.5971

Palavras-chave:

Inteligências múltiplas. Aplicações interativas. Hipermídia. Educação a distância.

Resumo

Este artigo apresenta dados de pesquisa aplicada desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa Cultura Digital e Educação. Teve como objetivo investigar pressupostos teóricos conceituais para a criação de um modelo conceitual que fundamentou a produção do protótipo de material didático hipermídia. O modelo foi consubstanciado na Teoria das Inteligências Múltiplas (TIM) de Howard Gardner com aplicação interativa para TVDI e potencial para ativar as cinco mentes que serão necessárias aos gestores do futuro. Como resultado, foram produzidos dois materiais: um caderno didático e uma videoaula interativa, a ser utilizados na formação de gestores por meio da educação a distância (EAD). Os resultados finais comprovaram os pressupostos levantados, demonstrando que as aplicações interativas produzidas podem possibilitar aos gestores acionarem suas múltiplas inteligências e buscarem diferentes caminhos para a aprendizagem. A validação do modelo permitiu verificar que a interatividade proporcionada pelo material pode conduzir o aprendente a desenvolver potencialidades para acionar as mentes mais valorizadas no futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Alves Santos

Graduada em Secretariado Executivo. Especialista em Gestão de Pessoas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Gestão de Organizações Aprendentes, Universidade Federal da Paraíba. Diretora de Desenvolvimento de Pessoas, UFRN. Linha de trabalho na área de formação a distância.

Referências

ASSMANN, Hugo. Redes Digitais e Metamorfose do Aprender. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. Editora Contexto, 2002.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 3. ed. Campinas: ALbutores Associados, 2008.

GARDNER, Howard. Cinco Mentes para o Futuro, Porto Alegre: Artmed, 2007.

______. Howard. Inteligência: um conceito reformulado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

______. Estruturas da mente: a Teoria das Inteligências Múltiplas. Tradução Sandra Costa. 2. ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.

LEMOS, Guido. et al; Suporte para Desenvolvimento de Aplicações Multiusuário e Multidispositivo para TV Digital com Ginga. In: T&C Amazônia, Manaus, Ano V, Número 12, outubro de 2007.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: O futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: 34 Literatura, 1996.

MONTEIRO, Tayrone de Sousa. Construção de parâmetros ergonômicos para interface de programas interativos educativos para ambientes multiplataformas. Relatório Final do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). UFPB, João Pessoa, 2014.

PALAZZO, Luiz Antônio Moro. Sistemas de Hipermídia Adaptativa. 2002. Disponível em http://gpia.ucpel.tche.br/%7Elpalazzo/sha/sha.htm Acesso em: 28 julho 2014.

ROSSATO, Maria Antonieta. Gestão do conhecimento: a busca da humanização, transparência, socialização e valorização do intangível. Rio de Janeiro: Interciência, 2003.

SOARES, I. M.; A Teoria das Inteligências Múltiplas como suporte para autoria de vídeos interativos. João Pessoa, 2014. 145 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.

ZANDOMENEGHI, A. L. A. de O. Ícones representativos das inteligências múltiplas. 2005. 207f. Tese. (Doutorado em Engenharia da Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Florianópolis, 2005. Santa Catarina-UFSC. Florianópolis, 2005.

Downloads

Publicado

2017-12-15

Como Citar

Santos, R. A. (2017). Construção de conteúdos digitais interativos a partir da Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 5(7), 05–15. https://doi.org/10.30612/eadtde.v5i7.5971

Edição

Seção

Artigos