Analisando a contribuição do uso do jogo educativo soletrando para as aulas de português: um relato de experiência

THEREZA PATRICIA PEREIRA PADILHA

Resumo


O presente artigo apresenta um relato de experiência a partir de atividades realizadas na disciplina de softwares educacionais, do curso de Licenciatura em Ciências da Computação da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV. O objetivo deste trabalho foi verificar se a assimilação do conteúdo das aulas de português dos alunos do 6° ano em uma escola municipal de Mamanguape, na Paraíba, foi maior com uso do jogo educativo Soletrando. Para isso, após a explanação do conteúdo de forma convencional (quadro e giz), parte dos alunos também interagiu com o jogo educativo Soletrando. Em seguida, foram aplicadas avaliações para mensurar os acertos e os erros de todos os alunos da turma. São apresentados os resultados obtidos destas avaliações, bem como as observações do professor sobre o uso do jogo para o apoio nas aulas de português.

Palavras-chave


Jogo educativo. Soletrando. Apropriação de conteúdo.

Texto completo:

PDF

Referências


CRUZ, Marcos Monte; FERNANDES, Natal Lânia Roque. Refletindo Sobre o Uso da Informática pelos Professores das Escolas Públicas de Fortaleza-CE. In: Anais do II Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica, João Pessoa, PB.

BETZ, Joseph A. Computer Games: Increase Learning in an Interactive Multidisciplinary Environment, Journal of Educational Technology Systems, 24:2, pp.195-205, 1995.

GRAMIGMA, M. R. M. Jogos de empresa. São Paulo: Makron Books, 1994.

NEAL, L. Implications of computer games for system design. In: Anais da INTERACT, North Holl, 1990.

RIBEIRO, L. O. M., TIMM, M. I., ZARO, M. A. Modificações em Jogos Digitais e seu usoPotencial como tecnologia Educacional para o Ensino de Engenharia. Cinted-UFRGS, Vol. 4, N. 1, Julho, 2006.

TAKAHASHI, Tadao. Sociedade da Informação: ciência e tecnologia para a construção da Sociedade da Informação no Brasil.São Paulo: UNIEMP; Brasília: IBICT, p.11,1998.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.