Redimensionando os conceitos sobre a tutoria em aplicações práticas na disciplina Educação a Distância do curso de pedagogia da Universidade Federal do Ceará

Mariza Silva de Moraes, HERMÍNIO BORGES NETO, KÁTIA REGINA RODRIGUES LIMA

Resumo


O presente artigo é a análise conceitual e operacional da disciplina Educação a Distância do Curso (presencial) de Pedagogia da FACED/UFC. Trata-se de uma disciplina que vem propiciando aos licenciandos uma experiência ímpar na modalidade de educação a distância (EaD). A gestão da disciplina é inaugural por imergir o aluno no virtual através de dois AVAs (ambientes virtuais de aprendizagem), a saber: TelEduc e Moodle, além de utilizar as ferramentas de reconhecida rede social. A disciplina é ofertada a distância em sua maior parte, valendo-se de um recurso legal. Por ser suportada por AVAs tem que contar com tutores, ou melhor, coformadores que desenvolvem inovador plano conceptual e gestor. A experiência didática permite aos coformadores realizarem suas atribuições clássicas, mas lhe são franqueadas outras oportunidades de cogestão do conteúdo instrucional, das inter-relações e das avaliações. O presente artigo discorre sobre os perfis dos professores de conteúdo e de formação e indaga as razões que movimentam correntes que demonizam a EaD e os tutores. Interpela, igualmente, os pró-tutores que se preocupam com a regularização da profissão e com os baixos salários. O arrazoado tem ancoragem teórica em Silva (2010), Belloni (1999) e Tori (2010), dentre outros.

Palavras-chave


Educação a Distância. Tutoria. Ambiente Virtual de Aprendizagem.

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