Educação à distância sob a ótica de discentes do IFTO do campus de Porto Nacional - TO

Suzana Gilioli C. Nunes, Teomar Manduca Aires Leal

Resumo


O Instituto Federal, Campus Porto Nacional, atualmente oferta cursos de nível médio até a pós graduação latu sensu. Os cursos Tecnologia em Logística (graduação) e Docência na Educação Profissional e Tecnológica (pós graduação) fazem uso da modalidade de Educação a Distância (EaD) na proporção 20% e na totalidade, respectivamente, e foram os objetos desta pesquisa. O objetivo principal é avaliar a opinião dos discentes destes dois cursos sobre a modalidade EaD. A pesquisa foi realizada durante a segunda quinzena do mês de novembro de 2013 através da aplicação de um questionário a cento e trinta e um discentes do curso de Tecnologia em Logística e a trinta discentes do curso Docência na Educação Profissional e Tecnológica. Foi destacado nesse material, o resultado de 19 assertivas, divididas nos 5 constructos definidos pelo material base. O constructo mais bem pontuado foi o de ‘diferenciais’. O constructo da ‘flexibilidade’ foi o de média geral menor, mas apesar disso, podem-se considerar os resultados positivos.

Palavras-chave


EAD. IFTO. Porto Nacional.

Texto completo:

PDF

Referências


CASTELLS, M. A sociedade em rede – volume I - A era da informação: economia, sociedade e cultura. 8ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A; DA SILVA, R. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

CHANEY, B. H. et al. Development of an Instrument to Assess Student Opinions of the Quality of Distance Education Courses. V. 31, n. 3, The American Journal of Distance Education, East Carolina, p.145-164, 2007.

GARCIA, M. et al. Avaliação da percepção de qualidade de alunos de cursos da área de administração de empresas na modalidade educação à distância na cidade de São Paulo. In: ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE - ENEPQ, 2, Brasília, 2009, Anais... Curitiba: ANPAD, 2009.

GIANESI, I., G. N.; CORRÊA, H. L. Administração estratégica de serviços: operações para a satisfação do cliente. 1ª ed. – 14ª reimpressão. São Paulo: Atlas, 2006.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

GRONROOS, C. Marketing: Gerenciamento e Serviços. 3ª. Edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

HARROFF, P.A.; VALENTINE, T. Dimensions of Program Quality in Web-Based Adult Education. The American Journal of Distance Education, V.

, n.1, EUA, 2006.

HUSSON, W. J.; WATERMAN, E. K. Quality Measures in Distance Learning. Higher Education in Europe, UNESCO, Denver, v. XXVII, n. 3, p. 253-260, 2002.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 9. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

LOVELOCK, C.; WRIGHT, L. Serviços, marketing e gestão. São Paulo: Saraiva, 2003.

PENA, R. F. A. Geografia humana do Brasil. Disponível em:

http://www.mundoeducacao.com/geografia/a-qualidade-transporte-publico-no-brasilos-protestos.htm Acesso em: 05/12/2013.

SILVA, R. E. G. da. Educação à Distancia sob a Ótica de Universitários na Grande São Paulo. 2011. 86f. Dissertação (Mestrado) - xiv, 86 f.: il. ; 31 cm.

SILVA, R. E. G. da. Educaçâo à Distancia sob a Ótica de Universitários na Grande São Paulo. In: XV SEMEAD. Seminários em Administração. São Paulo, 2012, Anais: SEMEAD, 2012.

SIMÃO NETO, A. Cenários e modalidade de EAD / Antônio Simão Neto. – 1. Ed., ver. – Curitiba, PR: IESD Brasil, 2012.

SOUSA, A.C de, FIALHO, F.; OTANI, N., TCC: Métodos e Técnicas – Florianópolis: Visual Books, 2007.

VALENTE, J.A, MORAN, J.A.V; ARANTES, V.A. Educação à distância: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2011.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.