Ferramentas Web 2.0 para atividades em Educação a Distância utilizadas em conjunto com o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle

Viviane Naomi Kay

Resumo


Resumo: Este artigo visa a buscar ferramentas Web 2.0 com a proposta de utilizá-las em atividades em cursos de Educação a Distância (EaD) na modalidade online que adotam o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, já que essas ferramentas estão populares e são utilizadas por grande parte dos internautas no dia a dia para lazer, trabalho e outras finalidades. Durante o trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre a EaD, a Web 2.0 e o Moodle para se obter a base teórica, uma busca na Internet por ferramentas Web 2.0 e a exploração das mesmas, chegando-se à conclusão de que existem diversas ferramentas Web 2.0 disponíveis na rede e que elas são muito acessíveis, pois a sua maioria não necessita de instalação, permite o rápido compartilhamento, é integrada a outras ferramentas, é de fácil utilização e é gratuita (algumas possuem versões pagas com funcionalidades adicionais). Os resultados obtidos neste trabalho foram a criação de propostas do uso dessas ferramentas em atividades para cursos em EaD em conjunto com o Moodle. Por meio delas, conclui-se ainda, que é possível e viável o uso de ferramentas Web 2.0 na Educação a Distância com o Moodle, pois proporcionam muitas vantagens como, o desenvolvimento da criatividade e do social de professores e alunos, e a dinamização das aulas, as quais não ficam limitadas às ferramentas que este AVA oferece, entre outros benefícios.

Palavras-chave: 1. Web 2.0. 2. Educação a Distância. 3. Ferramentas. 4. Moodle.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v2i3.3285

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.