O fazer resistência na literatura: um mover-se dissidente por “Lampejos de esperança”

Autores

  • Fernanda Santos de Oliveira Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano)

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v13i32.9513

Palavras-chave:

Literatura. Resistência. Estado de exceção. Política.

Resumo

Este estudo propõe uma discussão a respeito das intersecções entre literatura e resistência a partir de narrativas poéticas que recriam os tempos de exceção marcados por memórias do medo e da dor e evidenciam a arte como um instrumento do resistir. Com o objetivo de explorar as imagens da resistência diante de contextos de exceção, empreendeu-se a análise de textos literários do período ditatorial brasileiro que compreendeu os anos de 1964 a 1985 e de suas reinvenções na contemporaneidade. Como procedimento teórico-metodológico, realizou-se uma pesquisa bibliográfi ca que possibilitou, a partir da noção da sobrevivência dos vaga-lumes, de Didi-Huberman, das artes de fazer táticas e estratégias, de Certeau, da estética da emergência de Laddaga e das perspectivas de estado de exceção de Agamben, ampliar as rotas de leitura dos poemas Agora não se fala mais, de Torquato Neto, Da resistência, de Lara de Lemos, as composições Cálice, de Gilberto Gil e a versão de Criolo. Conclui-se que, a partir da compreensão da arte como subversão criativa, entre as circularidades da estética e do político, é possível reconhecer contrapontos às versões dos discursos ofi ciais que invisibilizam as vozes e os protagonismos de grupos dissidentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Santos de Oliveira, Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano)

Doutoranda em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IFBaiano.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O Estado de Exceção. São Paulo: Boitempo, 2004.

BARTHES, Roland. Como viver junto: simulações romanescas de alguns espaços cotidianos. Tradução Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BEZERRA, Kátia da Costa. Que bom te ver viva: vozes femininas reivindicando uma outra história. Estudos de literatura brasileira contemporânea, Brasília, n. 43, p. 35-48, jan./jun. 2014. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/issue/view/927>. Acesso em: 9 jul. 2018.

BONASSI, Fernando. 100 histórias colhidas na rua. São Paulo: Scritta, 1996.

BUARQUE, Chico; GIL, Gilberto. Cálice. 1973. Disponível em: <http://www.chicobuarque.com.br/construcao/mestre.asp?pg=calice_73.htm>. Acesso em: 09 jul. 2018.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 3. ed. Tradução Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 1998.

CRIOLO. Cálice. 2007. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/criolo/1807067/>. Acesso em: 09 jul. 2018.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A sobrevivência dos vaga-lumes. Tradução Vera Casa Nova e Márcia Arbex e revisão de Consuelo Salomé. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011.

LADDAGA, Reinaldo. Estética da emergência. Tradução Magda Lopes. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

LEMOS, Lara de. Inventário do medo. São Paulo: Massao Ohno Editor, 1997.

MACIEL, Maria Esther. Os paradoxos do novo: sobre o conceito de tradição na obra de Octavio Paz. Revista de Estudos de Literatura. Belo Horizonte, v. 3, p. 21-33, 1995.

PEREIRA, Márcio Roberto. A invenção da tradição. Terra roxa e outras terras - Revista de Estudos Literários. v. 1, p. 32-49, 2002.

PIRES, Paulo Roberto (Org.). Torquato Neto: Torquatália – do lado de dentro. Rio de Janeiro: Rocco, 2004.

Downloads

Publicado

26.11.2019

Como Citar

Oliveira, F. S. de. (2019). O fazer resistência na literatura: um mover-se dissidente por “Lampejos de esperança”. Raído, 13(32), 87–98. https://doi.org/10.30612/raido.v13i32.9513

Edição

Seção

Literatura e estado de exceção