Língua estrangeira, corporalidade e saberes em acontecimentos discursivos midiáticos

Autores

  • Cristiane Carvalho de Paula Brito Universidade Federal de Uberlândia
  • Maria de Fátima Fonseca Guilherme Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v12i31.8309

Palavras-chave:

Língua inglesa. Corporalidade. Discurso midiático-publicitário.

Resumo

Este trabalho visa discutir discursividades acerca do saber/não saber língua estrangeira a partir da investigação de corporalidades em acontecimentos midiáticos, especificamente, alguns comerciais de institutos de idiomas que circulam no Brasil na atualidade. Fundamentamo-nos no escopo teórico-metodológico dos estudos do discurso e das materialidades visuais em sua interface com a Linguística Aplicada e tomamos, para análise, alguns enunciados verbo-visual-corporais, cujas ressonâncias discursivas apontam regularidades de sentidos na relação corpo-sujeito-língua estrangeira. As análises acenam para o funcionamento de dois principais eixos discursivos: o das corporalidades em oposição, pautado em representações totalizantes e homogêneas de língua que produzem efeitos de exclusão na língua estrangeira; e o das corporalidades em similitude, baseado na representação de língua inglesa como língua universal e soberana, capaz de igualar e incluir a todos. Entendemos que essas discursividades, ao circularem sócio-histórica-ideologicamente, legitimam, naturalizam e cristalizam sentidos que, por sua vez, podem incidir nos (im)possíveis espaços de enunciabilidade atribuídos aos sujeitos em uma língua outra.

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Publicado

12.12.2018

Como Citar

Brito, C. C. de P., & Guilherme, M. de F. F. (2018). Língua estrangeira, corporalidade e saberes em acontecimentos discursivos midiáticos. Raído, 12(31), 147–168. https://doi.org/10.30612/raido.v12i31.8309

Edição

Seção

CALEIDOSCORPO: AS LUMINOSIDADES QUE TRANSVÊEM O CORPO