Por uma corporeidade das imagens: algumas reflexões (in)disciplinadas sobre corpo, gênero e saúde no cinema moçambicano

Autores

  • Esmael Alves de Oliveira Universidade Federal da Grande Dourados
  • Simone Becker Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD Faculdade de direito e relações internacionais - FADIR

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v13i29.8049

Palavras-chave:

Corpo. Gênero. Saúde. Cinema. Moçambique.

Resumo

Através desse artigo, uma vez mais, o duo autoral produz espaço para a proliferação de diálogos afeitos e afetados pelos interesses antropológicos. Agora, as trocas tocam a importância de pensar temas caros ao campo antropológico, tais como corpo, gênero e saúde, à luz do cinema moçambicano. Para isso, tomamos como foco de nossa análise o curta Mãe dos Netos. O objetivo, a partir de uma escrita ensaística, foi o buscar perceber de que modo a narrativa cinematográfica moçambicana contemporânea significa a pandemia do HIV-Aids. Nossa hipótese principal foi a de que o cinema de Moçambique ao voltar-se para a temática de corpos atravessados pela experiência do HIV-Aids constrói uma dinâmica e complexa teia narrativa que acaba por subverter uma perspectiva meramente medicalizante. Em cena corpos, sujeitos, gêneros, dramas, agenciamentos que, apesar de atravessados pela doença, criam estratégias (est)éticas que buscam questionar as lógicas de docilização, medicalização e controle dos corpos e da vida.

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Biografia do Autor

Esmael Alves de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados

Professor Adjunto, em regime de dedicação exclusiva, do curso de Ciências Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAnt) da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados (FCH/UFGD) e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGAS/UFMS). Possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2007); Especialização em Antropologia -UFAM (2008); Mestrado em Antropologia Social - PPGAS/UFAM (2009); Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina - PPGAS/UFSC (2014), com estágio doutoral na Universidade Eduardo Mondlane (UEM/Moçambique). Pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER/UFSC) e ao Grupo de Pesquisa sobre Justiça, Multiculturalismo e Sociedade (DIVERSO/UFGD). Membro do Comitê de Antropologia Visual da Associação Brasileira de Antropologia - ABA (Gestão 2015-2016). Áreas de interesse: Antropologia Urbana, Cinema/Imagens, Antropologia do Corpo e da Saúde, Gênero e Sexualidade.

Simone Becker, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD Faculdade de direito e relações internacionais - FADIR

Doutora em Antropologia Social (PPGAS/UFSC), docente associada I da Universidade Federal da Grande Dourados (FADIR-PPGANT-PPGS) e bolsista de produtividade CNPq

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Publicado

12.12.2018

Como Citar

Oliveira, E. A. de, & Becker, S. (2018). Por uma corporeidade das imagens: algumas reflexões (in)disciplinadas sobre corpo, gênero e saúde no cinema moçambicano. Raído, 12(31), 130–146. https://doi.org/10.30612/raido.v13i29.8049

Edição

Seção

CALEIDOSCORPO: AS LUMINOSIDADES QUE TRANSVÊEM O CORPO