Relações dialógicas no discurso acadêmico-científico dos artigos das diferentes áreas do conhecimento

Autores

  • Ângela Francine Fuza Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v11i25.4958

Palavras-chave:

Relações dialógicas. Discurso acadêmico-científico. Artigo científico.

Resumo

Artigos científicos brasileiros de periódicos A1 das diferentes áreas do conhecimento foram analisados a fim de verificar as relações dialógicas presentes no discurso acadêmico-científico. Para isso, o estudo adotou como aporte teórico-metodológico a concepção dialógica de linguagem (BAKHTIN, 2003; BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1992), segundo os princípios teóricos da Linguística Aplicada. Nos textos, foram identificados sete tipos de relações dialógicas: diálogo com o conhecimento científico consensual; concordância com discursos alheios; discordância dos discursos alheios; marca de novidade; relação de pergunta e resposta; relação de questionamento da teoria existente; inserção na comunidade científica. Os resultados evidenciam que as relações dialógicas mais recorrentes nos artigos das áreas são a inserção na comunidade científica, o diálogo com conhecimento científico consensual e a marca de novidade. Isso demonstra que a pretensa objetividade do discurso científico é um instante que organiza o enunciado, todavia, não constitui o todo, pois todo discurso é dialógico por natureza, tendo em vista que os sujeitos-pesquisadores, atuantes em suas comunidades, interagem e vivenciam o dialogismo do discurso científico na elaboração do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Francine Fuza, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Linguística Aplicada (Unicamp). Mestre em Letras (UEM). Professora no curso de graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Downloads

Publicado

11.07.2017

Como Citar

Fuza, Ângela F. (2017). Relações dialógicas no discurso acadêmico-científico dos artigos das diferentes áreas do conhecimento. Raído, 11(25), 202–227. https://doi.org/10.30612/raido.v11i25.4958

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA