A escrita colaborativa em um contexto de formação de professores de língua

Autores

  • Patrícia Fabiana Bedran Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Palavras-chave:

Escrita colaborativa. Produsage. Letramento digital. Formação de professores.

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo abordar questões referentes ao processo de produção de escrita colaborativa, em um contexto virtual de formação de professor de língua materna, a partir de uma perspectiva do letramento (Soares, 2002; Rojo, 2013 e Takaki e Maciel, 2014) e da produsage, termo cunhado por Bruns (2006). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, desenvolvida com professores em educação pré-serviço, que fizeram uso da rede social Facebook para a realização de uma atividade colaborativa. Os resultados evidenciam a necessidade de o futuro profissional vivenciar experiências significativas de aprendizagem colaborativa que permitam reflexões sobre as dificuldades encontradas, a própria aprendizagem, o procedimento de produção textual e a função dos participantes, de forma a capacitá-lo de maneira mais crítica e reflexiva para o ensino e a aprendizagem colaborativa, rompendo paradigmas educacionais mais tradicionais no que diz respeito à produção textual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Fabiana Bedran, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutora em Estudos Linguísticos, área de concentração Linguística Aplicada - Ensino e Aprendizagem de Línguas, pela Universidade Estadual Paulista, câmpus de São José do Rio Preto - SP (2012), sob a orientação da Profa Dra Maria Helena Vieira-Abrahão. Foi bolsista Fapesp e realizou período de bolsa sanduíche na Università Ca'Foscari, em Veneza - Itália (2011). É Mestre em Estudos Linguísticos - área de concentração: ensino e aprendizagem de línguas (2008) e licenciada em Letras - Português/Italiano (2005), pela mencionada universidade. Atuou em contextos de ensino fundamental II e superior. Atualmente, é docente do departamento de Educação da UNESP - IBILCE, São José do Rio Preto. Seus focos de interesse em pesquisa são: Comunidades de Prática, formação de professores de línguas, ensino de línguas mediado pela tecnologia, letramento digital e teoria sociocultural. é vice-coordenadora do grupo GESFOPLE, Grupo de Estudos e Pesquisa Socioculturais na Formação do Professor de Língua Estrangeira, cadastrado no CNPQ.

Downloads

Publicado

03.07.2015

Como Citar

Bedran, P. F. (2015). A escrita colaborativa em um contexto de formação de professores de língua. Raído, 9(18), 59–84. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3944

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA