Práticas de leitura e escrita em contexto acadêmico: relações (hiper)textuais singulares

Autores

  • Fabiana Komesu Universidade Estadual Paulista (UNESP), São José do Rio Preto (SP)
  • Fernanda Correa Silveira Galli Universidade Estadual Paulista (UNESP), São José do Rio Preto (SP)

Palavras-chave:

Letramento Acadêmico. Leitura. Escrita. (Hiper)texto. Rede.

Resumo

No presente artigo, temos como objetivo refletir sobre as práticas discursivas de leitura e de escrita em/na rede, mais especificamente, sobre os percursos de leitura/escrita realizados por professores em formação e já formados, com base num motor de busca da internet. Interessa-nos, de maneira particularizada, investigar: i) as relações (hiper)textuais estabelecidas no enredamento entendido como viabilizado por recursos eletrônicos; ii) as marcas discursivas que (se) fazem emergir (n)um modo singular de ler (e de escrever). O conjunto do material foi produzido num curso de extensão universitário sobre leitura e ciberespaço, cuja proposta consistia na produção de um desenho do percurso de leitura num motor de busca da internet, a partir do significante “maçã”. Inscritas no referencial teórico da Análise do Discurso francesa e em pressupostos advindos dos Novos Estudos de Letramento (New Literacy Studies), procuramos discutir o funcionamento de mecanismos de busca da internet e os efeitos de sentidos produzidos pelo sujeito em seu trajeto de leitura/escrita.

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Publicado

18.12.2014

Como Citar

Komesu, F., & Galli, F. C. S. (2014). Práticas de leitura e escrita em contexto acadêmico: relações (hiper)textuais singulares. Raído, 8(16), 79–93. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/3750

Edição

Seção

ARTIGOS - LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA