Diálogo entre teoria e prática: a pesquisa em estágio

Antonio Francisco de Andrade Júnior

Resumo


Este artigo pretende descrever e discutir propostas de pesquisa em estágio desenvolvidas por licenciandos da disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Português-Espanhol do curso de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Seu objetivo é, a partir da análise dos aspectos implicados na escolha inicial dos discentes por temas e linhas de investigação, avaliar a contribuição desse trabalho para a formação inicial do professor de língua espanhola, explicitando diferentes caminhos de elaboração das pesquisas, distintas formas de relação que estabeleceram com os campos de estágio, limites e contribuições desse tipo de atividade para os propósitos principais da Prática de Ensino, quais sejam, o incentivo à formação da identidade profissional docente e a promoção de um diálogo mais efetivo e consciente entre teoria e prática.

Palavras-chave


Formação de professores. Relação teoria-prática. Estágio supervisionado. Pesquisa em estágio.

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