Do místico ao político: uma “nova” estética de Plínio Marcos

Autores

  • Wagner Corsino Enedino UFMS
  • Amanda Eliane Lamônica Araújo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Teatro brasileiro contemporâneo. Plínio Marcos. Teatro político.

Resumo

O processo de renovação da linguagem teatral, aliado às transformações de ordem econômica, política e social trouxeram subsídios para a criação de novas possibilidades de realização cênica, a partir da década de 1940, seja no plano da forma, seja no plano do conteúdo. Com efeito, as peças que emergiram pautadas por preceitos de ordem psicanalítica, foram importantes para o palco brasileiro. Com olhar lançado para as questões sociais e, fundamentalmente, para a ruptura com o teatro tradicional, sobretudo nos moldes da chamada “peça bem feita”, foram primordiais para a configuração de uma identidade da dramaturgia nacional. No que concerne à contemporaneidade, surgiram autores que trouxeram para o cerne das discussões a ordem política estabelecida, as relações familiares em crise e, especialmente, a preocupação com as questões relacionadas à identidade. Dessa forma, ancorando-se nos critérios propostos por Prado (1972) sobre o conceito de construção de personagens, Magaldi (1998) no que diz respeito à moderna dramaturgia brasileira; nas contribuições de Peixoto (1986), Ryngaert (1996), Pavis (1999), Rosenfeld (1993) acerca das noções que configuram o discurso teatral, o objetivo geral deste trabalho é analisar a peça Jesus homem (1981) do dramaturgo contemporâneo Plínio Marcos focalizando o discurso das personagens, bem como questões relacionadas ao teatro político e teatralidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Corsino Enedino, UFMS

Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas.

Amanda Eliane Lamônica Araújo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas.

Downloads

Publicado

13.04.2012

Como Citar

Enedino, W. C., & Araújo, A. E. L. (2012). Do místico ao político: uma “nova” estética de Plínio Marcos. Raído, 5(10), 307–323. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1349

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS