Práticas de educação ambiental sobre as plantas do manguezal na comunidade de Vila São Pedro, paço do lumiar, Maranhão, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v12i23.20671

Palavras-chave:

botânica, fenologia, manguezal, Sociedade

Resumo

O objetivo deste artigo é promover a educação ambiental a partir dos dados sobre a reprodução das espécies vegetais do manguezal como meio de sensibilizar e levantar debates com a comunidade escolar da Vila de São Pedro acerca da importância da conservação do manguezal e dos temas na área de botânica. A comunidade de Vila São Pedro, Paço do Lumiar, MA, representa uma área cujas características endossam a necessidade de pesquisas científicas sobre seus recursos naturais, pois margeia uma extensa área de mangue, de onde parte dos moradores extraem recursos direta e indiretamente. Os estudos fenológicos, procuram esclarecer a sazonalidade dos fenômenos biológicos, como a floração, a frutificação, produção e queda de folhas. E são importantes para compreender como as espécies vegetais respondem ao clima, na compreensão da ecologia dos mangues, da produtividade e da contribuição para o ambiente costeiro para sensibilizar as pessoas para a proteção e conservação do manguezal.

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Biografia do Autor

Dinnie Michelle Assunção Lacerda, Centro de Ensino Pires Collins

Universidade Federal do Maranhão

Deyvison Ricardo Canela da Silva, Centro de Ensino Pires Collins

Universidade Federal do Maranhão

Camila Pereira Feitosa dos Santos, Centro de Ensino Pires Collins

Universidade Federal do Maranhão

Camila dos Santos Pires, Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará

Eduardo Bezerra de Almeida Jr., Universidade Federal do Maranhão

Universidade Federal do Maranhão

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Publicado

2025-10-06

Como Citar

Lacerda, D. M. A., Silva, D. R. C. da, Santos, C. P. F. dos, Pires, C. dos S., & Almeida Jr., E. B. de. (2025). Práticas de educação ambiental sobre as plantas do manguezal na comunidade de Vila São Pedro, paço do lumiar, Maranhão, Brasil. RealizAção, 12(23), e025011. https://doi.org/10.30612/realizacao.v12i23.20671

Edição

Seção

Artigos