Um projeto de cultura na formação inicial em pedagogia: contribuições para a docência com bebês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i20.17834

Palavras-chave:

Educação Infantil., Teatro para bebês, Extensão universitária

Resumo

Este artigo reflete sobre como uma atividade cultural, desenvolvida especificamente para bebês, contribuiu para a formação de professoras graduandas do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Dourados-MS, autoras deste texto. Cadastrada no ano de 2019 como projeto de cultura, esporte e lazer na UEMS, a experiência objetivou ampliar o repertório cultural dos bebês e promover a inclusão de crianças de menor faixa etária, historicamente inviabilizadas. Para a organização da reflexão, selecionou-se imagens do acervo do projeto de cultura “Venha brincar comigo: teatro para bebês”, alusivas a momentos das estudantes com as crianças. As imagens revelaram às pesquisadoras alguns “cenários de aprendizagens”, os quais foram analisados tendo como apoio teórico estudiosos e documentos oficiais que direcionam o atendimento para a Educação Infantil no Brasil e a formação inicial do curso de Pedagogia/Dourados. Como resultado, o texto aponta importantes contribuições da vivência para a construção do fazer docente e comprova a contribuição do diálogo estabelecido entre os projetos de cultura/extensão e o ensino e a pesquisa no âmbito das universidades.

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Biografia do Autor

Danielli Bispo Alichandre, SEMED

Professora de Educaão Infantil da Rede Municipal de Educação de Dourados. Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Giana Amaral Yamin, UEMS

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Ingressou
na UEMS em 1994. É coordenadora do PIBID (2010-2018) e
desenvolve projetos de extensão universitária. Atualmente, coordena o Programa Residência Pedagógica e o Grupo UEMS para Crianças
como docente do curso de Pedagogia, desenvolvendo ações que
promovem o diálogo entre extensão, ensino e pesquisa.

Adriana Mendonça Pizatto, UFGD

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestra em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados
(UFGD); Professora de Educação Infantil na Rede Pública Municipal de Sidrolândia-
MS; extensionista do Grupo UEMS para Crianças.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Alichandre, D. B., Yamin, G. A., & Pizatto, A. M. (2023). Um projeto de cultura na formação inicial em pedagogia: contribuições para a docência com bebês. RealizAção, 10(20), 23–44. https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i20.17834

Edição

Seção

Artigos