Um projeto de cultura na formação inicial em pedagogia: contribuições para a docência com bebês
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i20.17834Palavras-chave:
Educação Infantil., Teatro para bebês, Extensão universitáriaResumo
Este artigo reflete sobre como uma atividade cultural, desenvolvida especificamente para bebês, contribuiu para a formação de professoras graduandas do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Dourados-MS, autoras deste texto. Cadastrada no ano de 2019 como projeto de cultura, esporte e lazer na UEMS, a experiência objetivou ampliar o repertório cultural dos bebês e promover a inclusão de crianças de menor faixa etária, historicamente inviabilizadas. Para a organização da reflexão, selecionou-se imagens do acervo do projeto de cultura “Venha brincar comigo: teatro para bebês”, alusivas a momentos das estudantes com as crianças. As imagens revelaram às pesquisadoras alguns “cenários de aprendizagens”, os quais foram analisados tendo como apoio teórico estudiosos e documentos oficiais que direcionam o atendimento para a Educação Infantil no Brasil e a formação inicial do curso de Pedagogia/Dourados. Como resultado, o texto aponta importantes contribuições da vivência para a construção do fazer docente e comprova a contribuição do diálogo estabelecido entre os projetos de cultura/extensão e o ensino e a pesquisa no âmbito das universidades.
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